PANORAMA DO SETOR SUPERMERCADISTA EM LONDRINA (PR) NA PERSPECTIVA DA TEORIA DOS CIRCUITOS DA ECONOMIA URBANA

Autores

  • Vinicius Biazotto Gomes Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Presidente Prudente
  • Edilson Luis de Oliveira Universidade Estadial de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.33081/formacao.v2i21.3000

Resumo

O suporte das de atividades agrárias desenvolvidas em uma extensa porção regional do Norte paranaense garantiu à Londrina, uma centralidade marcada pela complexidade de um sofisticado setor terciário. As extensas descontinuidades existentes na região polarizada impulsionaram o surgimento de embrionários circuitos da economia urbana, consolidados após os processos de modernização das décadas de 1960 e 1970. A partir daí verifica-se uma lenta entrada de novas formas comerciais e capitais externos, adicionando forças exógenas ao desenvolvimento da cidade. Esse processo lento e restrito até o início da década de 1990 permitiu que o controle da atividade comercial supermercadista permanecesse com o circuito inferior, dotado de uma grande quantidade de lojas pulverizadas na cidade. Contudo, o inicio de atividade no cenário concorrencial dos grupos Carrefour e Super Muffato, respectivamente em 1992 e 1995, promoveu uma reviravolta no setor supermercadista, ensejando a ascensão do circuito superior. Não obstante, contrariando expectativas geradas nesse contexto construído cada vez mais externamente, o circuito inferior, valendo-se de adaptações e calcado em sua função estrutural de abastecimento dos pobres, sobreviveu, consolidou-se e expandiu suas operações locais. Como resultado, na perspectiva da teoria dos circuitos, a economia de Londrina torna-se cada vez mais densa e diversificada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinicius Biazotto Gomes, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Presidente Prudente

Possuo graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e atualmente curso Mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) Campus Presidente Prudente.

Possuo interesse nas áreas de Geografia econômica e Geografia Urbana, tendo trabalhado com Supermercados, Micro e Pequenas Empresas e Circuitos da economia urbana.

Edilson Luis de Oliveira, Universidade Estadial de Londrina

Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Londrina(UEL), onde leciona nos cursos de graduação e pós-graduação (latu-sensu). Atua nos laboratórios de Geografia Urbana e Regional (Leurt) e de Arranjos Territoriais e Cidade e Campo (LATEC). Orienta pesquisas na área de geografia urbana, com enfase na temática dos circuitos da economia urbana. Tem como outras áreas de interesse e atuação a geografia urbana, geografia econômica e economia urbana.

Downloads

Publicado

2015-03-12

Como Citar

Gomes, V. B., & de Oliveira, E. L. (2015). PANORAMA DO SETOR SUPERMERCADISTA EM LONDRINA (PR) NA PERSPECTIVA DA TEORIA DOS CIRCUITOS DA ECONOMIA URBANA. Formação (Online), 2(21). https://doi.org/10.33081/formacao.v2i21.3000

Edição

Seção

Artigos