TERRITÓRIO E GEOGRAFIA NO BRASIL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Autores

  • Lucas Labigalini Fuini UNESP-OURINHOS

DOI:

https://doi.org/10.33081/formacao.v1i21.2661

Resumo

O objetivo desse artigo é fazer uma investigação sobre o movimento de renovação e atualização do conceito de território, observando, sobretudo, o olhar dado pela Geografia brasileira. A proposta é construir um panorama teórico das diferentes contribuições recentes à abordagem territorial em termos políticos, socioeconômicos e culturais. Considerando as diferentes definições dadas ao conceito e suas variâncias explicativas (des/micro-territorialidades, des-territorializações, movimentos socioterritoriais, desenvolvimento territorial), o território pode ser considerado o conceito fundamental da ciência geográfica contemporânea tanto por fatos internos à própria evolução epistemológica da ciência e suas correntes de pensamento, quanto por fatores externos relativos aos processos socioeconômicos, políticos e culturais de mudança caracterizados pela globalização e a pós-modernidade. 

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Biografia do Autor

Lucas Labigalini Fuini, UNESP-OURINHOS

É Professor Assistente Doutor do Curso de Geografia da Unesp, Campus de Ourinhos. É co-líder do grupo de pesquisas do CNPq "Estruturas de Governança e Desenvolvimento Territorial" e coordenador do Laboratório de Geografia Humana da Unesp-Ourinhos. Possui Mestrado e Doutorado em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia (Área de Concentração em Organização do Espaço) da Unesp-Rio Claro e graduação em Geografia (Licenciatura e Bacharelado) pela Unesp-Rio Claro. Possui também licenciatura plena em Pedagogia pela UNAR/Araras. Tem experiência e atua na área de Geografia humana, econômica e regional, sobretudo nas temáticas específicas e afins ao planejamento e desenvolvimento territorial, arranjos e aglomerações produtivas, governança e ensino em Geografia

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Publicado

2014-06-16

Como Citar

Fuini, L. L. (2014). TERRITÓRIO E GEOGRAFIA NO BRASIL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. Formação (Online), 1(21). https://doi.org/10.33081/formacao.v1i21.2661

Edição

Seção

Artigos