GEOGRAFIA CULTURAL, JUVENTUDES E ENSINO DE GEOGRAFIA: ARTICULAÇÕES POSSÍVEIS
DOI:
https://doi.org/10.33081/formacao.v1i20.2651Resumo
Procuro aqui fazer uma articulação que, apesar de parecer bastante evidente, nem sempre tem se constituído em preocupação de geógrafos/as que discutem ensino de Geografia: a discussão sobre juventudes, as possibilidades de seus estudos na Geografia e o ensino. Para cumprir esse propósito, penso um texto dividido em três partes básicas: num primeiro momento falo da história da Geografia Cultura, apresentando aquela tendência, dentre as muitas presentes hoje nesse campo, com a qual tenho mais dialogo e que me permite situar a proposição de uma Geografia das Juventudes. Num segundo momento, apresento uma reflexão sobre juventudes, seus processos de construção de grupos culturais, de territórios e suas vivências do espaço urbano. Por fim, procuro ver as implicações para o ensino de Geografia em se pensar uma Geografia das Juventudes, com a intenção de apresentar uma proposta de construção de uma Geografia para as Juventudes na escola.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos submetidos a revista Formação Online estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de Licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0. Todos os direitos reservados. A reprodução integral e/ou parcial da revista é permitida somente se citada a fonte. A divulgação dos trabalhos em meio digital e impresso é permitida, desde que a comissão de publicação autorize formalmente, sendo vedada a comercialização dos dados e informações a terceiros. O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade dos seus autores, sendo que a revista se isenta de qualquer responsabilidade relacionada aos mesmos. Esta é uma revista de caráter científico e está sujeita a regras e ao domínio da Universidade Estadual Paulista.