GEOGRAFIA CULTURAL, JUVENTUDES E ENSINO DE GEOGRAFIA: ARTICULAÇÕES POSSÍVEIS

Autores

  • Necio Turra Neto

DOI:

https://doi.org/10.33081/formacao.v1i20.2651

Resumo

Procuro aqui fazer uma articulação que, apesar de parecer bastante evidente, nem sempre tem se constituído em preocupação de geógrafos/as que discutem ensino de Geografia: a discussão sobre juventudes, as possibilidades de seus estudos na Geografia e o ensino. Para cumprir esse propósito, penso um texto dividido em três partes básicas: num primeiro momento falo da história da Geografia Cultura, apresentando aquela tendência, dentre as muitas presentes hoje nesse campo, com a qual tenho mais dialogo e que me permite situar a proposição de uma Geografia das Juventudes. Num segundo momento, apresento uma reflexão sobre juventudes, seus processos de construção de grupos culturais, de territórios e suas vivências do espaço urbano. Por fim, procuro ver as implicações para o ensino de Geografia em se pensar uma Geografia das Juventudes, com a intenção de apresentar uma proposta de construção de uma Geografia para as Juventudes na escola.

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Como Citar

Neto, N. T. (2013). GEOGRAFIA CULTURAL, JUVENTUDES E ENSINO DE GEOGRAFIA: ARTICULAÇÕES POSSÍVEIS. Formação (Online), 1(20). https://doi.org/10.33081/formacao.v1i20.2651

Edição

Seção

Artigos