A TRANSIÇÃO PARA O CAPITALISMO NA COSTA RICA: UMA COLÔNIA HISPÂNICA SEDUZIDA PELO GRÃO DE OURO

Autores

  • Sabrine Schnell Universidade Federal de Santa Catarina e Universidad de Costa Rica

DOI:

https://doi.org/10.33081/formacao.v1i20.2314

Resumo

Os territórios das colônias hispano-lusitanas se caracterizavam por uma economia de subsistência a qual passou a ser uma exploração agropecuária e mineira para se inserir no comercio mundial utilizando mão-de-obra forçada nativa e negra. No caso da província da Costa Rica, esta sofreu uma colonização tardia, mas que eventualmente se inseriu no mercado mundial capitalista com o impulso do “grão de ouro”, o café. A seguir, se estabelece um diálogo entre diferentes autores que apresentam as diversas teorias das formações pré-capitalistas na América Latina e o processo de transição para o capitalismo para poder entender o caso específico na província da Costa Rica.   Desta maneira, se expõe como estas mudanças na inter-relação entre as forças produtivas e as relações de produção, entre as novas formas de posse e propriedade do solo e inclusive a imposição de uma desconhecida religião pela conquista, vão redesenhar o destino econômico, social, urbano e político da nova república declarada em 1821.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sabrine Schnell, Universidade Federal de Santa Catarina e Universidad de Costa Rica

Geógrafa da Universidad de Costa Rica

Mestranda na Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Geografia.  Área de Concentração: Desenvolvimento Regional e Urbano. Linha de Pesquisa: Redes, Organização Territorial e Politicas Publicas.

 

Professora de Geografia Urbana na Universidad de Costa Rica

Downloads

Publicado

2013-12-17

Como Citar

Schnell, S. (2013). A TRANSIÇÃO PARA O CAPITALISMO NA COSTA RICA: UMA COLÔNIA HISPÂNICA SEDUZIDA PELO GRÃO DE OURO. Formação (Online), 1(20). https://doi.org/10.33081/formacao.v1i20.2314

Edição

Seção

Artigos