CONSUMO E CIDADE NA ERA DA “SOCIEDADE DOS CONSUMIDORES”
DOI:
https://doi.org/10.33081/formacao.v2i20.2302Resumo
O artigo propõe uma reflexão acerca do consumo a partir de uma perspectiva crítica que articula o consumo na cidade, por meio do shopping center, e o consumo da cidade, considerando a produção do espaço como estratégia do capital. Com base nestas duas escalas de análise, foi possível identificar as diversas expressões que o consumo assume numa “sociedade de consumidores” fundamentada no valor de troca das mercadorias, na qual o espaço é apropriado, produzido e consumido pelo modo capitalista de produção em sua necessidade de geração de um valor excedente. Além disso, o caráter simbólico e quimérico do consumo é discutido com base nas mudanças na atividade comercial e na legitimação do consumo como momento autônomo em relação à produção, o que possibilitou a ascensão de ideais pós-modernistas, mas que na realidade, mascara uma sociedade desigual, ideológica e um espaço cada vez mais fragmentado. Portanto, analisar a cidade e o consumo conjuntamente é fundamental para a compreensão do movimento atual da sociedade e dos novos padrões do processo produtivo, sendo uma discussão importante aos estudos relativos à produção e ao consumo no/do espaço urbano.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos submetidos a revista Formação Online estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de Licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0. Todos os direitos reservados. A reprodução integral e/ou parcial da revista é permitida somente se citada a fonte. A divulgação dos trabalhos em meio digital e impresso é permitida, desde que a comissão de publicação autorize formalmente, sendo vedada a comercialização dos dados e informações a terceiros. O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade dos seus autores, sendo que a revista se isenta de qualquer responsabilidade relacionada aos mesmos. Esta é uma revista de caráter científico e está sujeita a regras e ao domínio da Universidade Estadual Paulista.