Introdução ao conceito de segregação socioespacial
DOI:
https://doi.org/10.33081/formacao.v1i10.1118Resumo
Este texto trata de discutir o conceito de segregação socioespacial enquanto elemento central da produção do espaço urbano. O ponto de partida é a denominada Escola de Chicago, que reduz sua utilização aos efeitos de decisões individuais/familiares na escolha de locais de residência no interior da cidade, neutralizando-o. Em seguida, abordamos três autores de clara inserção no pensamento marxista sobre o urbano. Mesmo com diferenças em suas abordagens, ao jogarem luz sobre os processos de produção do espaço urbano, conferem novas significações à segregação, a serem abordadas no texto. Por fim, lançando mão de autores recentes, procuramos avançar na discussão sistematizando pontos relevantes de uma investigação que a este respeito.
Palavras-chave: geografia urbana; produção do espaço urbano; segregação socioespacial; espaço intra-urbano.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos submetidos a revista Formação Online estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de Licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0. Todos os direitos reservados. A reprodução integral e/ou parcial da revista é permitida somente se citada a fonte. A divulgação dos trabalhos em meio digital e impresso é permitida, desde que a comissão de publicação autorize formalmente, sendo vedada a comercialização dos dados e informações a terceiros. O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade dos seus autores, sendo que a revista se isenta de qualquer responsabilidade relacionada aos mesmos. Esta é uma revista de caráter científico e está sujeita a regras e ao domínio da Universidade Estadual Paulista.