AS REFORMAS EDUCACIONAIS, O NOVO ENSINO MÉDIO E A GESTÃO PARA RESULTADOS – OFENSIVA EMPRESARIAL?

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.32930/nuances.v29i1.5811

Mots-clés :

Reforma da Educação. Ensino Médio. Público- privado.

Résumé

O artigo apresenta como objetivo analisar as relações entre a Reforma do Ensino Médio e a inserção de propostas privadas na educação através de ferramentas de gestão do mundo empresarial ligados a duas instituições que operam em escolas públicas. A educação que visa a formação da juventude brasileira passa a ser alvo dos interesses do capital, representado pelo setor privado para qualificar as novas formas de organização do trabalho produtivo, além de influenciar o conteúdo abordado nas escolas públicas através de seus métodos de negócios e a gestão para resultados. A pesquisa é qualitativa e a investigação é de natureza exploratória. Os dados foram levantados através da análise documental, pesquisas já realizadas, sites, estabelecendo relações entre o público e o privado no Ensino Médio e a proposta de gestão para resultados. Os resultados apontam para a educação como espaço de disputa que comporta projetos diferentes e antagônicos do ponto de vista da sua função social.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Maria Raquel Caetano, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense.Campus Sapucaia do Sul.

Dra. em Educação pela UFRGS. Docente do Mestrado em Rede-ProfEPT no IFSUL. Coordena pesquisa sobre formação de professores em EBPT e integra o grupo de Pesquisa “Implicações da relação público-privada para a democratização da educação na América Latina: Uruguai, Argentina, Venezuela, Chile, Bolívia e Brasil” na UFRGS coordenada pela Dra. Vera Maria Vidal Peroni.

 

Téléchargements

Publiée

2018-12-20

Comment citer

CAETANO, M. R. AS REFORMAS EDUCACIONAIS, O NOVO ENSINO MÉDIO E A GESTÃO PARA RESULTADOS – OFENSIVA EMPRESARIAL?. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 29, n. 1, 2018. DOI: 10.32930/nuances.v29i1.5811. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/5811. Acesso em: 27 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos - FLUXO CONTÍNUO