INFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DE CRIANÇAS COM CINCO ANOS DE IDADE
DOI :
https://doi.org/10.14572/nuances.v27i3.4630Mots-clés :
Educação Física, Atividade Física, Psicomotricidade, Desenvolvimento Motor, Ensino Pré-escolarRésumé
No processo de ensino aprendizagem as aulas de Educação Física promovem o desenvolvimento físico e mental da criança. Este estudo pretende verificar a influência da aula de Educação Física no Desenvolvimento Psicomotor de alunos do ensino pré-escolar de cinco anos.
A amostra foi constituída por 126 alunos, de ambos os sexos, com cinco anos de idade, de nove Jardins-de-infância públicos do Concelho do Porto (Portugal). Aplicou-se uma bateria de testes psicomotores (pré teste) para aferir o Perfil de Desenvolvimento Psicomotor dos alunos. Posteriormente a amostra foi dividida em dois grupos: Grupo Experimental (GE = 62) e Grupo Controlo (GC = 64). De seguida, professores de Educação Física aplicaram, durante 24 semanas, um Plano de Educação Física Estruturado (PEFE), ao Grupo Experimental. Terminada a aplicação do PEFE aplicou-se a mesma bateria de testes psicomotores (pós teste) em ambos os grupos.
Os resultados demonstraram que ambos os grupos evoluíram o seu perfil psicomotor, no entanto, esta evolução foi sempre superior no GE. Verificamos que não houve variações significativas quanto ao sexo.
A Educação Física é importante para o Desenvolvimento Psicomotor das crianças em idade pré-escolar. Verificou-se a importância da Atividade Física na relação das crianças com o meio exterior através do desenvolvimento global promovido pelas aulas de Educação Física estruturadas.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.