INFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DE CRIANÇAS COM CINCO ANOS DE IDADE

Auteurs

  • Hélder Teixeira Costa Universidade de Vigo
  • José Filipe Silva Gonçalves Universidade de Vigo
  • Paulo Sérgio Pimenta Universidade de Vigo
  • Victor Arufe-Giraldez Universidade da Coruña - Facultade de Ciencias da Educación

DOI :

https://doi.org/10.14572/nuances.v27i3.4630

Mots-clés :

Educação Física, Atividade Física, Psicomotricidade, Desenvolvimento Motor, Ensino Pré-escolar

Résumé

No processo de ensino aprendizagem as aulas de Educação Física promovem o desenvolvimento físico e mental da criança. Este estudo pretende verificar a influência da aula de Educação Física no Desenvolvimento Psicomotor de alunos do ensino pré-escolar de cinco anos.

A amostra foi constituída por 126 alunos, de ambos os sexos, com cinco anos de idade, de nove Jardins-de-infância públicos do Concelho do Porto (Portugal). Aplicou-se uma bateria de testes psicomotores (pré teste) para aferir o Perfil de Desenvolvimento Psicomotor dos alunos. Posteriormente a amostra foi dividida em dois grupos: Grupo Experimental (GE = 62) e Grupo Controlo (GC = 64). De seguida, professores de Educação Física aplicaram, durante 24 semanas, um Plano de Educação Física Estruturado (PEFE), ao Grupo Experimental. Terminada a aplicação do PEFE aplicou-se a mesma bateria de testes psicomotores (pós teste) em ambos os grupos.

Os resultados demonstraram que ambos os grupos evoluíram o seu perfil psicomotor, no entanto, esta evolução foi sempre superior no GE. Verificamos que não houve variações significativas quanto ao sexo.

A Educação Física é importante para o Desenvolvimento Psicomotor das crianças em idade pré-escolar. Verificou-se a importância da Atividade Física na relação das crianças com o meio exterior através do desenvolvimento global promovido pelas aulas de Educação Física estruturadas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Hélder Teixeira Costa, Universidade de Vigo

[Português] Natural do Porto. Terminou o ensino secundário científico-geral no ano 1997. Posteriormente realizou a Licenciatura em Ensino Básico - Primeiro Ciclo na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (1997-2001). Concluiu a Pós-Graduação em Administração e Planificação da Educação da Universidade Portucalense em (2003- 2004). Paralelamente realizou variadas formações e especializações sobre temas como História da Infância, Expressão Dramática, Jogos Pedagógicos sendo Formador Profissional qualificado. Em 2007 adquiriu o Diploma em Estudos Avançados na Universidade de Vigo (2007-2009). Doutorou-se em Didáticas Especiais pela Universidade de Vigo (2009 -20015) com quem colabora com regularidade. 

É revisor externo da Revista Científica Sportis. Scientific Technical Journal of School Sport, Physical Education and Psychomotricity, indexada nas principais bases de dados e editada pela Universidade da Corunha. 

Participou em congressos internacionais realizados em Portugal e Espanha. Realizou diversas investigações sobre a importância da Educação Física na primeira Infância, destacando a sua estreita colaboração com a Universidade de Vigo (Facultade de CC da Educación e do Deporte de Pontevedra - Espanha) com o Prof. Dr. Roberto Barcala Furelos, Prof. Dr. Víctor Arufe Giráldez (Universidade da Corunha) e Prof. Dr. Cristian Abelairas Gómez (Universidad Europea del Atlántico, Spain). 

Téléchargements

Publiée

2017-03-31

Comment citer

COSTA, H. T.; GONÇALVES, J. F. S.; PIMENTA, P. S.; ARUFE-GIRALDEZ, V. INFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DE CRIANÇAS COM CINCO ANOS DE IDADE. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 27, n. 3, p. 79–100, 2017. DOI: 10.14572/nuances.v27i3.4630. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/4630. Acesso em: 21 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê