ALUNOS SURDOS E PROCESSOS EDUCATIVOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: PROBLEMATIZANDO EXCLUSÃO/ INCLUSÃO

Auteurs

  • Ieda Maria Giongo
  • Fabiana Picoli
  • Maria Isabel Lopes Universidade do Vale do Taquari - Centro de Ciências Humanas e Sociais

DOI :

https://doi.org/10.32930/nuances.v29i2.4439

Mots-clés :

Educação de surdos, inclusão/exclusão, educação matemática, etnomatemática

Résumé

O presente trabalho tem por objetivo problematizar a educação matemática de alunos surdos incluídos em classes de ensino regular e que frequentavam, em turno inverso, a Sala de Recursos. Os aportes teóricos que sustentam a investigação são relativos ao pensamento de Michel Foucault e à educação de surdos em seus entrecruzamentos com o campo da etnomatemática, tendo como participantes quatro alunos surdos. O material de pesquisa gerado está composto por anotações em diário de campo da pesquisadora, excertos de filmagens de atividades e material escrito produzido pelos participantes. A análise do material aponta que, se, por um lado, os alunos utilizavam a calculadora cotidianamente na sala de aula regular; por outro, na Sala de Recursos, não demonstravam reconhecer as funções e operacionalidade desse artefato. Ademais, eles explicitaram, quando confrontados com situações-problema, estratégias distintas daquelas usualmente exploradas em sala de aula.

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Biographie de l'auteur

Maria Isabel Lopes, Universidade do Vale do Taquari - Centro de Ciências Humanas e Sociais

Doutora em Educação
Professora da Universidade do Vale do Taquari - Centro de Ciências Humanas e Sociais

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Publiée

2018-12-24

Comment citer

GIONGO, I. M.; PICOLI, F.; LOPES, M. I. ALUNOS SURDOS E PROCESSOS EDUCATIVOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: PROBLEMATIZANDO EXCLUSÃO/ INCLUSÃO. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 29, n. 2, 2018. DOI: 10.32930/nuances.v29i2.4439. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/4439. Acesso em: 24 août. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos - FLUXO CONTÍNUO