A QUESTÃO DA QUALIDADE DA FORMAÇÃO: O QUE PENSAM OS FORMADORES? O LUGAR DOS VALORES E ENGAJAMENTOS EM UMA REPRESENTAÇÃO PROFISSIONAL

Auteurs

  • Patrice Bouyssières

DOI :

https://doi.org/10.14572/nuances.v16i17.318

Mots-clés :

representações profissionais, educação de adultos, treinamento profissional

Résumé

A questão da qualidade da formação é uma preocupação importante na sociedade do conhecimento. Ela é em parte tratada sob o ângulo de certificação de normas-qualidade. Esta contribuição aborda a questão de outro ângulo: o da representação da qualidade da formação entre formadores. A partir de dois tipos de coleta de dados, questionário e grupo focal, analisamos a estrutura e conteúdo dessa representação profissional. Ressaltamos dois  esquemas representacionais
centrais: as competências dos atores, a definição de objetivos pertinentes e três esquemas periféricos expressando valores profissionais diferentes: adaptação técnica para o emprego; desenvolvimento pessoal e social; a qualidade de engenharia das formações. Estes elementos representacionais ultrapassam muito o quadro normativo de qualidade. Eles mostram a diversidade de valores e engajamentos profissionais dos formadores, verdadeiros atores/autores profissionais.

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Publiée

2011-06-14

Comment citer

BOUYSSIÈRES, P. A QUESTÃO DA QUALIDADE DA FORMAÇÃO: O QUE PENSAM OS FORMADORES? O LUGAR DOS VALORES E ENGAJAMENTOS EM UMA REPRESENTAÇÃO PROFISSIONAL. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 16, n. 17, 2011. DOI: 10.14572/nuances.v16i17.318. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/318. Acesso em: 4 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê