APRENDER A DOCUMENTAR A VOZ E AS APRENDIZAGENS DAS CRIANÇAS

Auteurs

  • Cristina Mesquita Instituto Poltécnico de Bragança

DOI :

https://doi.org/10.14572/nuances.v25i3.3147

Mots-clés :

Observação e avaliação, Educação de Infância, Práticas educativas, Investigação Praxiológica

Résumé

O estudo de caso que se apresenta centra-se nos processos de observação e avaliação da aprendizagem das crianças. Pretendia-se que as educadoras construíssem uma compreensão concetual destas dimensões bem como na utilização de instrumentos que permitam evidenciar as aprendizagens das crianças. Este estudo visa a transformação e envolveu colaborativamente as educadoras e a investigadora, para reunir e organizar conhecimento relevante, analisar os dados e desenhar intervenções para a mudança. O quadro de referência para a transformação praxiológica foi a pedagogia da infância que valoriza a voz da criança, a sua competência participativa e a emergência de um currículo socialmente situado. Este estudo de cariz construtivista usa a investigação-ação como metodologia e relaciona-se com o Projeto EEL/DQP. A análise dos dados situou-se numa linha descritiva e interpretativa, procurando aceder às perspetivas e práticas assumidas, pelas educadoras em duas fases do processo.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v25i3.3147

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Cristina Mesquita, Instituto Poltécnico de Bragança

Professora-Adjunta no Departamento de Ciências Sociais da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança.

Doutorada em Estudos da Criança, área de especialização em Metodologia de Supervisão em Educação de Infância.

Publiée

2014-12-22

Comment citer

MESQUITA, C. APRENDER A DOCUMENTAR A VOZ E AS APRENDIZAGENS DAS CRIANÇAS. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 25, n. 3, p. 116–136, 2014. DOI: 10.14572/nuances.v25i3.3147. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/3147. Acesso em: 22 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê