ENTRE O AUTORITARISMO E A AUTORIDADE: O PAPEL DOS PAIS PELA VIA DO DIÁLOGO

Auteurs

  • Carmem Campoy Scriptori

DOI :

https://doi.org/10.14572/nuances.v14i15.164

Mots-clés :

educação infantil, desenvolvimento moral, parceria família-escola.

Résumé

Este é um texto sobre como os pais podem buscar novas formas de educar seus filhos de acordo com os ensinamentos das ciências da educação. Partimos do princípio de que as reflexões produzidas por estudos e pesquisas na área da Educação Infantil não podem ficar restritas ao âmbito escolar, dado que a educação ocorre em diversos contextos. A importância da parceria entre professores e pais para promover o desenvolvimento infantil passa por reflexões sobre o poder e a autoridade paternos, o paradigma recompensa versus castigo e a via do diálogo. Neste artigo analisaremos o ponto de vista dos pais, abordando alguns pontos para reflexão que possam ser úteis para a parceria família-escola.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Publiée

2010-03-08

Comment citer

SCRIPTORI, C. C. ENTRE O AUTORITARISMO E A AUTORIDADE: O PAPEL DOS PAIS PELA VIA DO DIÁLOGO. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 14, n. 15, 2010. DOI: 10.14572/nuances.v14i15.164. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/164. Acesso em: 26 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê