Municipalização do Ensino: Um Desafio para a Decocratização do Ensino Fundamental?

Auteurs

  • Márcia Regina Borges

DOI :

https://doi.org/10.14572/nuances.v6i6.103

Résumé

As mudanças no financiamento do ensino fundamental, efetuadas a partir da aprovação de uma série de legislações no ano de 1996 (especialmente da Emenda Constitucional 14, e da Lei Federal 9.424/96, que criou o FUNDEF - Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério), provocaram uma grande transformação no panorama educacional brasileiro ao impulsionar o processo de municipalização do ensino. Para analisar as implicações do problema, estudamos as questões de natureza legal e orçamentária nele envolvidas. O objetivo deste artigo é discutir o processo de municipalização, contribuindo assim com a necessária reflexão sobre as políticas para a educação pública vigentes no país.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Publiée

2009-12-15

Comment citer

BORGES, M. R. Municipalização do Ensino: Um Desafio para a Decocratização do Ensino Fundamental?. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 6, n. 6, 2009. DOI: 10.14572/nuances.v6i6.103. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/103. Acesso em: 24 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê