Formação continuada e a realidade escolar: concepções docentes sobre o ensino científico inclusivo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v32i00.9117

Palavras-chave:

Educação inclusiva, Formação continuada de professores, Ciências e biologia

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo geral investigar se os docentes de Ciências e Biologia promovem a educação inclusiva e quais são os fatores que os auxiliam ou que os impedem de atuarem frente a essa realidade. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, de forma que a técnica de coleta de dados foi uma entrevista semiestruturada, com nove docentes de Ciências e Biologia. A análise dessas informações foi realizada seguindo os princípios de análise de conteúdo e os dados mostram que os professores reconhecem a urgência da oferta de cursos de formação continuada, os quais considerem as reais necessidades formativas provenientes da realidade escolar, especialmente em relação à inclusão escolar e ao ensino de Ciências e Biologia.

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Biografia do Autor

Mariana Picchi Salto, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara – SP

Mestre em Educação Escolar.

Relma Urel Carbone Carneiro, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara – SP

Doutora em Educação Especial.

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Publicado

21-12-2021

Como Citar

SALTO, M. P.; CARNEIRO, R. U. C. Formação continuada e a realidade escolar: concepções docentes sobre o ensino científico inclusivo. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 32, n. 00, p. e021004, 2021. DOI: 10.32930/nuances.v32i00.9117. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/9117. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Publicação Contínua