CINEMA E EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DO FILME TOLERANTIA SOB A ÓTICA DA CONVIVÊNCIA SOCIAL

Autores/as

  • Josineide Alves Silva USP e Secretaria de Educação Estadual de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v27i3.4611

Palabras clave:

Palavras-chave, Educação, Tolerância, Leitura de Filmes, Aprendizagem.

Resumen

 Resumo

Este texto apresenta resultados parciais da pesquisa desenvolvida pela autora: “O Uso Escolar do Filme no Currículo do Estado de São Paulo”. O objetivo geral foi o de contribuir para o aprimoramento das formas didáticas de construção de leitores de filmes. Neste sentido, o presente texto, procura argumentar sobre o uso didático-pedagógico de um filme na escola, observando a intencionalidade definida no trabalho escolar, ao atentar para o desenvolvimento de habilidades e competências, inclusive no processo que envolve a leitura deste tipo de mídia. Assim, após identificar dificuldades de Convivência Social no espaço escolar, por uma série de questões internas e externas (no primeiro semestre letivo do ano de 2015), selecionei o filme Tolerantia (2008), sob a direção de Ivan Ramadan, como um instrumento didático-pedagógico para reflexão da temática em salas de aula do ensino fundamental e ensino médio, nas disciplinas de história e sociologia, observando também, o processo ideológico e estético desta produção cinematográfica, que será exposto, em um relato de experiência sobre a execução desta atividade.

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Biografía del autor/a

Josineide Alves Silva, USP e Secretaria de Educação Estadual de São Paulo

Doutoranda em Educação na Universidade de São Paulo/USP.

Professora de Educação Básica II - História - Secretaria de Educação Estadual de São Paulo - Diretoria Regional de Ensino de Presidente Prudente.

Publicado

2017-03-31

Cómo citar

SILVA, J. A. CINEMA E EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DO FILME TOLERANTIA SOB A ÓTICA DA CONVIVÊNCIA SOCIAL. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 27, n. 3, p. 207–225, 2017. DOI: 10.14572/nuances.v27i3.4611. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/4611. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos - FLUXO CONTÍNUO