A ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS COMO ELEMENTO CURRICULAR NA CRECHE: FORMAS SILENCIOSAS DE EDUCAR E CUIDAR...

Autores/as

  • Luciane Pandini Simiano Universidade do Sul de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v27i3.4578

Palabras clave:

Creche, bebê, currículo, ação docente, espaço.

Resumen

O texto tem por foco refletir sobre a organização dos espaços como um elemento curricular na creche. Para tanto, apresenta-se elementos de uma pesquisa etnográfica em nível de mestrado em educação, realizada em uma creche pública situada na região sul de Santa Catarina. Como problema de pesquisa tem-se: Quais as relações entre as configurações espaciais e a organização curricular na ação docente com bebês? Como resultado, o espaço investigado reflete a injusta estrutura social brasileira: há carência significativa de mobiliários, equipamentos e brinquedos adequados para educar e cuidar de bebês. No âmbito das ocupações e da organização dos espaços a singularidade dos bebês ganha pouca visibilidade, não sendo considerando suas múltiplas expressões e saberes infantis. Acreditamos que tais materialidades e con(tra)dições revelam a precariedade deste espaço em particular e, sobretudo, a pouca visibilidade dessa discussão como um elemento curricular na creche.

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Biografía del autor/a

Luciane Pandini Simiano, Universidade do Sul de Santa Catarina

Professora do quadro permanente do Programa de Pós Graduação na Universidade do Sul de Santa Catarina

Publicado

2017-03-31

Cómo citar

SIMIANO, L. P. A ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS COMO ELEMENTO CURRICULAR NA CRECHE: FORMAS SILENCIOSAS DE EDUCAR E CUIDAR... Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 27, n. 3, p. 43–57, 2017. DOI: 10.14572/nuances.v27i3.4578. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/4578. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Dossiê