EDUCAÇÃO E INFÂNCIA: ENSAIO SOBRE PODER E CONTROLE

Autores/as

  • Aliandra Cristina Mesomo

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v10i11/12.392

Resumen

Este texto pretende problematizar questões voltadas à educação no momento atual, procurando  refletir sobre as práticas educacionais institucionais a partir de situações de poder nelas verificadas. Para tanto, toma os estudos de Michel Foucault sobre a dominação dos corpos, tempos e espaços nas instituições (entre elas a escola) como referencial teórico elementar para a fundamentação das problematizações. A faixa etária escolar sobre a qual serão feitas as considerações e reflexões educacionais refere-se às crianças de 0 a 6 anos, ou seja, a Educação Infantil. No entanto, muitas das considerações podem ser estendidas e entendidas no contexto escolar mais amplo.

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Publicado

2011-07-04

Cómo citar

MESOMO, A. C. EDUCAÇÃO E INFÂNCIA: ENSAIO SOBRE PODER E CONTROLE. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 10, n. 11/12, 2011. DOI: 10.14572/nuances.v10i11/12.392. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/392. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Dossiê