Formação e desenvolvimento pessoal e profissional de jovens universitários: resultados da aplicação da pedagogia ontopsicológica

Autores/as

  • Patrícia Wazlawick Faculdade Antonio Meneghetti

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v28i2.3769

Palabras clave:

Curso de Formação Profissional, Pedagogia ontopsicológica, Ontopsicologia.

Resumen

Investigou-se como a pedagogia ontopsicológica contribui para formação pessoal/profissional de jovens universitários. Participaram da pesquisa 49 estudantes de Administração, Sistemas de Informação e Direito. Pesquisa exploratória/empírica, abordagem quantitativo-qualitativa, com estudo de caso. Aplicaram-se três testes quantitativos em dois momentos: ao ingresso na graduação e após nove meses: Inventário dos Cinco Grande Fatores de Personalidade; Escala da Existência de Längle; Teste Forma Mentis. Foi aplicado questionário qualitativo para conhecer os significados/sentidos dos sujeitos que obtiveram maior resultado de significância estatística nas aplicações. Realizaram-se análises estatísticas e de conteúdo. Conclui-se que a pedagogia ontopsicológica contribui com resultados no aspecto psicológico dos jovens, pois a dinâmica de desenvolvimento da personalidade durante o período estudado existe e auxilia no desenvolvimento sadio pessoal, existencial e profissional dos jovens.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Patrícia Wazlawick, Faculdade Antonio Meneghetti

Doutora em Psicologia (UFSC), Mestre em Psicologia (UFPR), Especialista em Psicologia com abordagem em Ontopsicologia pela Saint Petersburg State University-Rússia, Especialista em Gestão do Conhecimento e o Paradigma Ontopsicológico (AMF), Graduada em Musicoterapia (FAP-PR). Professora universitária, pesquisadora, Coordenadora de curso de Graduação na Faculdade Antonio Meneghetti.

Publicado

2017-08-11

Cómo citar

WAZLAWICK, P. Formação e desenvolvimento pessoal e profissional de jovens universitários: resultados da aplicação da pedagogia ontopsicológica. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 28, n. 2, 2017. DOI: 10.14572/nuances.v28i2.3769. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/3769. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos - FLUXO CONTÍNUO