Formação e desenvolvimento pessoal e profissional de jovens universitários: resultados da aplicação da pedagogia ontopsicológica

Auteurs

  • Patrícia Wazlawick Faculdade Antonio Meneghetti

DOI :

https://doi.org/10.14572/nuances.v28i2.3769

Mots-clés :

Curso de Formação Profissional, Pedagogia ontopsicológica, Ontopsicologia.

Résumé

Investigou-se como a pedagogia ontopsicológica contribui para formação pessoal/profissional de jovens universitários. Participaram da pesquisa 49 estudantes de Administração, Sistemas de Informação e Direito. Pesquisa exploratória/empírica, abordagem quantitativo-qualitativa, com estudo de caso. Aplicaram-se três testes quantitativos em dois momentos: ao ingresso na graduação e após nove meses: Inventário dos Cinco Grande Fatores de Personalidade; Escala da Existência de Längle; Teste Forma Mentis. Foi aplicado questionário qualitativo para conhecer os significados/sentidos dos sujeitos que obtiveram maior resultado de significância estatística nas aplicações. Realizaram-se análises estatísticas e de conteúdo. Conclui-se que a pedagogia ontopsicológica contribui com resultados no aspecto psicológico dos jovens, pois a dinâmica de desenvolvimento da personalidade durante o período estudado existe e auxilia no desenvolvimento sadio pessoal, existencial e profissional dos jovens.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Patrícia Wazlawick, Faculdade Antonio Meneghetti

Doutora em Psicologia (UFSC), Mestre em Psicologia (UFPR), Especialista em Psicologia com abordagem em Ontopsicologia pela Saint Petersburg State University-Rússia, Especialista em Gestão do Conhecimento e o Paradigma Ontopsicológico (AMF), Graduada em Musicoterapia (FAP-PR). Professora universitária, pesquisadora, Coordenadora de curso de Graduação na Faculdade Antonio Meneghetti.

Téléchargements

Publiée

2017-08-11

Comment citer

WAZLAWICK, P. Formação e desenvolvimento pessoal e profissional de jovens universitários: resultados da aplicação da pedagogia ontopsicológica. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 28, n. 2, 2017. DOI: 10.14572/nuances.v28i2.3769. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/3769. Acesso em: 22 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos - FLUXO CONTÍNUO