TRANSTORNO POR DÉFICIT DE ATENCIÓN E HIPERACTIVIDAD: LA MEDICALIZACIÓN Y LA COERCIÓN EN EL DESARROLLO MORAL

Autores/as

  • Fabiola Colombani Unesp
  • Raul Aragão Martins UNESP
  • Alessandra de Morais Shimizu UNESP

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v25i1.2724

Palabras clave:

TDAH, Medicalización, Educación, Desarrollo moral

Resumen

Este artículo discute críticamente el diagnóstico de Transtorno por Déficit de Atención e Hiperactividad (TDAH) , que se refieren al creciente número de referencias . Con el respaldo de una visión hegemónica y medicalizante , la dicha patología conquistó espacio actualmente y afecta directamente a la educación , se transfiere a la salud cuestiones de la educación. En la búsqueda de la solución de los problemas de indisciplina, se mueve de un debate político-pedagógico de aprendizaje y utiliza la administración de las drogas conocidas como " drogas de la obediencia. " Por lo tanto , este artículo tiene como objetivo provocar una reflexión sobre la patologización y medicalización de la infancia, pero también destacar brevemente algunos mecanismos de control que se han iniciado en el tiempo y sus implicaciones para el desarrollo moral del niño . Para tanto emplearemos en esta discusión peculiaridades de la posición genealógica de Foucault y de la teoría constructivista de Piaget.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v25i1.2724

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Biografía del autor/a

Fabiola Colombani, Unesp

possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista, UNESP/Assis, especialização em Psicologia Escolar e Educacional pelo CFP (Conselho Regional de Psicologia), mestrado em Psicologia pela UNESP/Assis, na linha de Infância e Realidade Brasileira. Atualmente é doutoranda em Educação pela UNESP/Marília na linha de pesquisa Psicologia da Educação: Processos Educativos e Desenvolvimento Humano, bolsista CAPES e membro do Núcleo de Medicalização do Social no Contemporâneo, do GEPEES (Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Ética e Sociedade) e do grupo de pesquisa Desenvolvimento sociomoral de crianças e adolescentes.

Raul Aragão Martins, UNESP

graduado em Psicologia pela Faculdade Salesiana de Filosofia Ciências e Letras de Lorena, mestre e doutor em Psicologia pela Fundação Getúlio Vargas - RJ. Livre-Docente em Psicologia da Educação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP.  Atualmente é professor adjunto do departamento de Educação do (IBILCE/ Rio Preto) e professor orientador no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências, ambos da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Desenvolvimento Social e da Personalidade, atuando principalmente nos 
seguintes temas: desenvolvimento sociomoral, uso de álcool e outras 
drogas por adolescentes, desenvolvimento infantil, educação infantil e crianças e adolescentes em vulnerabilidade social.

Alessandra de Morais Shimizu, UNESP

psicóloga, mestre e doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista, UNESP. É professora assistente do Departamento de Psicologia da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP, Campus de Marília. Sua área de pesquisa é a Psicologia do Desenvolvimento Moral, os Instrumentos de Medida Moral e a Teoria das Representações Sociais.

Publicado

2014-04-09

Cómo citar

COLOMBANI, F.; MARTINS, R. A.; SHIMIZU, A. de M. TRANSTORNO POR DÉFICIT DE ATENCIÓN E HIPERACTIVIDAD: LA MEDICALIZACIÓN Y LA COERCIÓN EN EL DESARROLLO MORAL. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 25, n. 1, p. 193–210, 2014. DOI: 10.14572/nuances.v25i1.2724. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/2724. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos - FLUXO CONTÍNUO