O PROCESSO SELETIVO ESPECÍFICO PARA INGRESSO DE INDÍGENAS (PSEI) NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v30i1.6943

Keywords:

Processo Seletivo Específico Indígena. Indígena. Universidade Federal de Roraima.

Abstract

Nos últimos anos tem se constatado uma quantidade expressiva de estudantes indígenas inseridos no ensino superior do estado de Roraima. A partir desse contexto, este artigo aborda o tema referente ao Processo Seletivo Específico Indígena – PSEI, com o objetivo geral de compreender as particularidades do processo de seleção para ingresso de alunos indígenas na Universidade Federal de Roraima (UFRR). Justifica-se a pesquisa nesta temática devido à relevância de se estudar as políticas públicas das ações afirmativas para ingresso desse público no ensino superior do Estado de Roraima, considerando que, após consulta, não foi localizado nenhum artigo que analisasse o processo seletivo indígena na UFRR. Por meio da metodologia de análise documental, foram consolidadas as principais informações acerca do processo, esclarecendo diversos questionamentos: Desde a sua implantação até hoje, o que mudou? Ele tem contribuído para o aumento de discentes? O que diferencia esse processo dos demais executados pela instituição? Quais as particularidades/especificidades que norteiam o PSEI?. De forma clara e objetiva foram demonstrados os principais procedimentos para os candidatos inscritos no PSEI conquistarem uma vaga no ensino superior. Como resultado, apresentamos um panorama do PSEI ao longo dos anos e apontamos caminhos para o seu aperfeiçoamento. Com essa pesquisa constatamos que ele é um processo de seleção válido, consolidado, em pleno funcionamento e bastante eficaz em sua proposição.

 

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Author Biography

Sandra do Nascimento Moura, Universidade Estadual de Roraima

Formada em Letras, especialista em metodologia em línguas e mestranda em educação.

Published

2019-12-31

How to Cite

MOURA, S. do N. O PROCESSO SELETIVO ESPECÍFICO PARA INGRESSO DE INDÍGENAS (PSEI) NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 30, n. 1, 2019. DOI: 10.32930/nuances.v30i1.6943. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/6943. Acesso em: 3 jul. 2024.

Issue

Section

Práticas Pedagógicas