AS CRIANÇAS COMO ATORES SOCIAIS NO ESPAÇO/TEMPO DA CRECHE: um olhar pela Sociologia da Infância

Authors

  • Janaina Nogueira Maia Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Marta Regina Brostolin UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL - CAMPUS DE AQUIDAUANA/MS UFMS/CPAQ

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v28i3.5289

Keywords:

Crianças, Atores sociais, , Creche, Sociologia da Infância.

Abstract

O presente estudo emerge das discussões realizadas no GEPDI (Grupo de Estudos e Pesquisas da Docência na Infância) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica Dom Bosco (PPGE-UCDB)  e tem por objetivo observar e analisar o que dizem as crianças (Maternal) em suas interações estabelecidas  no espaço/tempo de uma creche no município de Aquidauana/MS. A observação consistiu em identificar o modo de expressividade e manifestação das crianças  buscando compreender os processos interativos entre eles e entre eles e os adultos/profissionais e analisar suas experiências neste espaço/tempo que é a possibilidade das crianças viveram a sua infância. A base teórica desse estudo tem a criança e infância pensada pela Sociologia da Infância, considerando-a atores sociais, sujeitos de direitos e como aporte teórico autores deste campo de estudo emergente em relação a suas culturas de pares, bem como as suas interações e diferentes manifestações. Tem uma abordagem qualitativa, do ponto de vista metodológico e ao longo da pesquisa utilizou a observação como instrumento para geração de dados, tendo como recurso metodológico a fotografia. Por meio de análises, os resultados indicam que as crianças sabem se comunicar, interagem, compartilham, manifestam e estabelecem suas próprias culturas, afetadas e afetando o seu entorno com suas reações e interações ao longo de sua permanência na instituição infantil. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Janaina Nogueira Maia, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

MESTRADO EM EDUCAÇÃO E DOUTORANDA PELA UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO E PROFESSORA EFETIVA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL/CAMPUS DE AQUIDAUANA/MS - UFMS/CPAQ.

ATUA COM OS TEMAS: CRIANÇA, INFÂNCIA, SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA E CURRÍCULO.

Marta Regina Brostolin, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL - CAMPUS DE AQUIDAUANA/MS UFMS/CPAQ

MESTRADO EM EDUCAÇÃO E DOUTORANDA PELA UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO E PROFESSORA EFETIVA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL/CAMPUS DE AQUIDAUANA/MS - UFMS/CPAQ.

ATUA COM OS TEMAS: CRIANÇA, INFÂNCIA, SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA E CURRÍCULO.

Published

2018-04-13

How to Cite

MAIA, J. N.; BROSTOLIN, M. R. AS CRIANÇAS COMO ATORES SOCIAIS NO ESPAÇO/TEMPO DA CRECHE: um olhar pela Sociologia da Infância. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 28, n. 3, 2018. DOI: 10.14572/nuances.v28i3.5289. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/5289. Acesso em: 3 jul. 2024.

Issue

Section

Artigos - FLUXO CONTÍNUO