A LEITURA DE MAPAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v8i8.426Abstract
O presente texto trata da importância da leitura de mapas para a geografia do ensino básico (fundamental e média). Num primeiro momento, contextualizamos a relevância dos saberes geográficos para o entendimento da realidade. Em seguida , explicitamos os elementos necessários para a realização da leitura do referido meio de comunicação e finalmente, exemplificamos, a partir da elaboração de algumas questões, como poderiamos provocar nossos estudantes a fim de que esses se tornem leitores e não meros decodificadores de mapas. E importante salientar que nossa reflexão é norteada pelo pressuposto de que a leitura de mapas não deve ser um fim em si mesma, mas se constitui num poderoso aliado para o entendimento dos diferentes espaços geográficos e, portanto, da realidade, elemento fundamental para a constituição da autonomia intelectual discente.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.