ASPECTOS EDUCACIONAIS RELACIONADOS À LEITURA: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES

Autores/as

  • Angilene Santos Nascimento IFS - INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE
  • Simone Silveira Amorim Universidade Tiradentes

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v27i1.3657

Palabras clave:

Leitura. Hábito da leitura. Aprendizagem.

Resumen

O texto tem como objetivo mencionar aspectos relacionados com a leitura e suas principais características, como a importância da espontaneidade no ato de ler e a responsabilidade dos agentes envolvidos neste processo, respaldando-se em teóricos da Educação, como Spencer (1924), Dewey (1965), Fröebel (2001), dentre outros. Destacam-se aqui comportamentos que podem estimular ou prejudicar esse aprendizado, colocando a infância como uma das fases cruciais e determinantes para todo o resto da vida deste leitor. Observa que, com os novos paradigmas da educação, é importante rever aspectos relacionados ao ensino da leitura, concluindo-se que, com os direcionamentos corretos por parte de pais e professores, respeitando as individualidades e a espontaneidade, que caracterizam o hábito da leitura, elas terão maior probabilidade de se tornarem leitores assíduos no futuro. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v27i1.3657

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Angilene Santos Nascimento, IFS - INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE

Bibliotecária Coordenadora do Núcleo de desenvolvimento de coleções do Instituto Federal de Sergipe.

Publicado

2016-05-12

Cómo citar

NASCIMENTO, A. S.; AMORIM, S. S. ASPECTOS EDUCACIONAIS RELACIONADOS À LEITURA: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 27, n. 1, p. 315–328, 2016. DOI: 10.14572/nuances.v27i1.3657. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/3657. Acesso em: 24 ago. 2024.

Número

Sección

Artigos - FLUXO CONTÍNUO