AS REFORMAS EDUCACIONAIS, O NOVO ENSINO MÉDIO E A GESTÃO PARA RESULTADOS – OFENSIVA EMPRESARIAL?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v29i1.5811

Palavras-chave:

Reforma da Educação. Ensino Médio. Público- privado.

Resumo

O artigo apresenta como objetivo analisar as relações entre a Reforma do Ensino Médio e a inserção de propostas privadas na educação através de ferramentas de gestão do mundo empresarial ligados a duas instituições que operam em escolas públicas. A educação que visa a formação da juventude brasileira passa a ser alvo dos interesses do capital, representado pelo setor privado para qualificar as novas formas de organização do trabalho produtivo, além de influenciar o conteúdo abordado nas escolas públicas através de seus métodos de negócios e a gestão para resultados. A pesquisa é qualitativa e a investigação é de natureza exploratória. Os dados foram levantados através da análise documental, pesquisas já realizadas, sites, estabelecendo relações entre o público e o privado no Ensino Médio e a proposta de gestão para resultados. Os resultados apontam para a educação como espaço de disputa que comporta projetos diferentes e antagônicos do ponto de vista da sua função social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Raquel Caetano, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense.Campus Sapucaia do Sul.

Dra. em Educação pela UFRGS. Docente do Mestrado em Rede-ProfEPT no IFSUL. Coordena pesquisa sobre formação de professores em EBPT e integra o grupo de Pesquisa “Implicações da relação público-privada para a democratização da educação na América Latina: Uruguai, Argentina, Venezuela, Chile, Bolívia e Brasil” na UFRGS coordenada pela Dra. Vera Maria Vidal Peroni.

 

Downloads

Publicado

20-12-2018

Como Citar

CAETANO, M. R. AS REFORMAS EDUCACIONAIS, O NOVO ENSINO MÉDIO E A GESTÃO PARA RESULTADOS – OFENSIVA EMPRESARIAL?. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 29, n. 1, 2018. DOI: 10.32930/nuances.v29i1.5811. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/5811. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - FLUXO CONTÍNUO