LEITURA, LITERATURA INFANTO-JUVENIL E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v8i8.424Resumo
Este artigo abriu o I SeminÁrio lnternacional de Literatura lnfantil e Juvenil do Oeste Paulista realizado em outubro de 2000 em Presidente Prudente. Mostro a importância da leitura na formação do professor e o resgate do prazer em textos de tipologias variadas: quadras, adivinhas, trava linguas, cantigas, fabulas, lendas, piadas - todos pertencentes as tradições orais brasileiras. Estas memórias que ainda carregamos conosco e que, no meu ponto de vista , formam a base para a nossa sensibilidade com as maravilhas da linguagem. No meu ponto de vista, sem o cultivo dessas tradições, dificilmente seremos capazes de levar os estudantes àquilo que é chamado de "gosto pela leitura" - isto porque, para apreciar a literatura, o leitor tem que possuir uma sensibilidade aguçada em relação à elasticidade da palavra. Elasticidade esta que permite o artesanato criativo dos escritores que tem nas crianças e nos jovens os destinatários de suas obras.Downloads
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