O OUTRO DO ADULTO E DO PROFESSOR: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE CRIANÇA, SEGUNDO LICENCIANDOS DE PEDAGOGIA DA UFMT
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v16i17.323Resumo
Este estudo analisa as representações sociais sobre criança, segundo licenciandos de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso. Apóia-se nas contribuições da Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 2003) e da Sociologia da Infância (SARMENTO, 2007). Com ênfase na abordagem estrutural, adota como procedimento metodológico a associação livre de palavras (n=206) cuja análise se deu pela articulação dos resultados decorrentes de três fases: 1. análise de conteúdo; 2. análise coesitiva assistida por programa computacional; 3. análise do quadro de elementos estruturais (EVOC). Os resultados indicam que, as representações sociais de criança ancoram-se em significados associados à criança pequena, inocência cuja expressividade lúdica articula-se a aprendizagem e ao desenvolvimento cognitivo. A criança assim representada parece suscitar a presença do adulto sensível e identificado com a alegria e o amor a ela atribuídos, bem como do adulto cuja ação se organiza segundo as práticas de cuidado e proteção.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.