O OUTRO DO ADULTO E DO PROFESSOR: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE CRIANÇA, SEGUNDO LICENCIANDOS DE PEDAGOGIA DA UFMT

Autores

  • Daniela Barros da Silva Freire Andrade
  • Maria Faria dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v16i17.323

Resumo

Este estudo analisa as representações sociais sobre criança, segundo licenciandos de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso. Apóia-se nas contribuições da Teoria das Representações Sociais  (MOSCOVICI, 2003) e da Sociologia da Infância (SARMENTO, 2007).  Com ênfase na abordagem estrutural, adota como procedimento metodológico a  associação livre de palavras (n=206) cuja análise se deu pela articulação dos resultados decorrentes de três fases: 1. análise de conteúdo; 2. análise coesitiva assistida por programa computacional; 3. análise do quadro de elementos estruturais (EVOC). Os resultados indicam que, as representações sociais de criança ancoram-se em significados associados à criança pequena, inocência cuja expressividade lúdica articula-se a aprendizagem e ao desenvolvimento cognitivo.  A criança assim representada parece suscitar a presença do adulto sensível e identificado com a alegria e o amor a ela atribuídos, bem como do adulto cuja ação se organiza segundo as práticas de cuidado e proteção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

15-06-2011

Como Citar

ANDRADE, D. B. da S. F.; SANTOS, M. F. dos. O OUTRO DO ADULTO E DO PROFESSOR: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE CRIANÇA, SEGUNDO LICENCIANDOS DE PEDAGOGIA DA UFMT. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 16, n. 17, 2011. DOI: 10.14572/nuances.v16i17.323. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/323. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê