A QUESTÃO DA QUALIDADE DA FORMAÇÃO: O QUE PENSAM OS FORMADORES? O LUGAR DOS VALORES E ENGAJAMENTOS EM UMA REPRESENTAÇÃO PROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v16i17.318Palavras-chave:
representações profissionais, educação de adultos, treinamento profissionalResumo
A questão da qualidade da formação é uma preocupação importante na sociedade do conhecimento. Ela é em parte tratada sob o ângulo de certificação de normas-qualidade. Esta contribuição aborda a questão de outro ângulo: o da representação da qualidade da formação entre formadores. A partir de dois tipos de coleta de dados, questionário e grupo focal, analisamos a estrutura e conteúdo dessa representação profissional. Ressaltamos dois esquemas representacionaiscentrais: as competências dos atores, a definição de objetivos pertinentes e três esquemas periféricos expressando valores profissionais diferentes: adaptação técnica para o emprego; desenvolvimento pessoal e social; a qualidade de engenharia das formações. Estes elementos representacionais ultrapassam muito o quadro normativo de qualidade. Eles mostram a diversidade de valores e engajamentos profissionais dos formadores, verdadeiros atores/autores profissionais.
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