Reflexões sobre o Uso da História da Matemática como Contribuição para a Melhoria do Ensino da Geometria Analítica (Nível 1º e 2º Graus)

Autores

  • José Roberto Boettger Giardinetto

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v6i6.123

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar algumas considerações sobre a utilização da história da matemática para melhoria do ensino desta ciência, para o caso especifico do ensino da geometria analítica. Apresenta, como premissa para compreensão da utilização da história, a necessária diferenciação entre a função metodológica desempenhada pela investigação histórica no momento da fundamentação teórica do professor e a função metodológica da investigação histórica no momento da elaboração e execução de procedimentos de ensino. Nesse sentido, tece considerações sobre o desenvolvimento histórico da geometria analítica e sua possibilidade interventora na execução e elaboração de procedimentos de ensino para efetiva compreensão do caráter relacionai entre álgebra e geometria implícito na geometria analítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

15-12-2009

Como Citar

GIARDINETTO, J. R. B. Reflexões sobre o Uso da História da Matemática como Contribuição para a Melhoria do Ensino da Geometria Analítica (Nível 1º e 2º Graus). Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 6, n. 6, 2009. DOI: 10.14572/nuances.v6i6.123. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/123. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê