A RELAÇÃO CAMPO-CIDADE NO ENSINO DE GEOGRAFIA: ESTUDO DO CURRÍCULO DE GEOGRAFIA DO ESTADO DE SÃO PAULO/The countryside-city relationship in teaching geography: geography curriculum study of the state of São Paulo/La relación campo-ciudad en la enseñanza de Geografía: estudio del Currículo de Geografía del estado de São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i44.5342

Palavras-chave:

Currículo, relação Campo-Cidade, questão agrária, campesinato

Resumo

Este artigo é resultado de dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação (Mestrado) em Geografia da UFMS, campus de Três Lagoas. O objetivo principal foi a análise das dimensões campo-cidade no Currículo Oficial para a disciplina de Geografia, do Estado de São Paulo. Nos estudos da questão agrária, têm-se leituras constituídas a partir de diferentes paradigmas: o Paradigma do Capitalista Agrário (PCA) e o Paradigma da Questão Agrária (PQA). Este trabalho alinha-se à concepção teórica baseada no segundo paradigma e sua vertente campesinista, defendendo-se a ideia de que a questão agrária e a disputa pelo território expressam-se, também, no ambiente escolar, apontando as críticas à difusão da ideologia capitalista por meio da agricultura moderna, alinhavada, no Currículo escolar, ao Paradigma do Capitalismo Agrário. Para tanto, seguindo estas orientações teórico-metodológicas, analisou-se o material didático e o currículo de Geografia para as escolas estaduais paulista.

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Biografia do Autor

Eliana Menossi Silva Floriano, UFMS/Três Lagoas

Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus de Três Lagoas, Três Lagoas/MS (2015). Especialista na área de Ciências Humanas e suas Tecnologias: Cidadania e Cultura - pela Universidade Estadual de Campinas. Possui graduação em Pedagogia - Faculdades Integradas Urubupunga (2005) e graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE JALES (1991).

Sedeval Nardoque Nardoque, UFMS/Três Lagoas

possui pós-doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), doutorado em Geografia pelo IGCE/Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007), mestrado em Geografia pela FCT/Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) e graduação em Geografia pelo Centro Universitário de Jales (1991). Atualmente é professor associado I dos cursos de Graduação e de Pós-Graduação (Mestrado) em Geografia da UFMS/Três Lagoas professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFG, Regional de Jataí. Coordena o Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial do Território Rural do Bolsão (MS). É Vice-Coordenador do Laboratório de Estudos Territoriais, na UFMS/Três Lagoas. Foi professor do curso de Graduação e de Pós-Graduação (mestrado) em Geografia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), de 2008 a 2013. Foi professor de instituições públicas e privadas de ensino, atuando no Ensino Superior e na Educação Básica, de 1991 a 2008. Tem experiência em: Ensino de Geografia e Geografia Agrária. Atua principalmente nos seguintes temas: questão agrária, políticas públicas e território, Ensino de Geografia, educação no/do campo, relação campo-cidade

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Publicado

2018-08-27

Como Citar

Silva Floriano, E. M., & Nardoque, S. N. (2018). A RELAÇÃO CAMPO-CIDADE NO ENSINO DE GEOGRAFIA: ESTUDO DO CURRÍCULO DE GEOGRAFIA DO ESTADO DE SÃO PAULO/The countryside-city relationship in teaching geography: geography curriculum study of the state of São Paulo/La relación campo-ciudad en la enseñanza de Geografía: estudio del Currículo de Geografía del estado de São Paulo. REVISTA NERA, (44), 205–229. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i44.5342

Edição

Seção

Artigo original