JUVENTUDES CAMPONESAS: PROTAGONIZANDO ESPERANÇAS, EMANCIPANDO SUJEITOS/Peasant youth: leading hopes, emancipating subjects/Juventudes campesinas: protagonizando esperanzas, emancipando sujetos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i44.5210

Palavras-chave:

Agroecologia, juventude, soberania alimentar

Resumo

O objetivo do trabalho foi elucidar questões inerentes ao protagonismo e percepções dos jovens camponeses nos processos de desenvolvimento rural. Trata-se de um estudo a partir da observação participante junto às atividades da 1ª turma do Residência Agrária Jovem, acontecido como parte do projeto intitulado ‘’Juventude Rural: fortalecendo a inclusão produtiva na Zona da Mata e Brejo Paraibano’’ do PRONERA/UFPB/CNPq. O processo de aprendizagem do projeto foi realizado pela metodologia em alternância. Notou-se que o curso fez com que os estudantes enxergassem a força, potencial e coragem que tinham e que antes estava resguardada. O curso contribuiu não só com questões mais íntimas, mas também em relação aos discentes terem um maior conhecimento sobre reforma agrária, agroecologia, agricultura orgânica, elaboração de trabalhos, projetos e outras questões teóricas e práticas. O residência agrária jovem fez com que as juventudes se permitissem auto conhecerem, melhorando a visão política dos mesmos, otimizando a inserção da dimensão ecológica e técnico-econômica no processo produtivo local, e fazendo com que a dimensão social se entrelace em suas vidas para que possam ter melhor qualidade de vida e contribuam com a soberania alimentar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Eduardo de Araujo, Universidade Federal da Paraíba

Agroecologia, Extensão Rural, Desenvolvimento Sustentável, Educação Contextualizada, Vulnerabilidades Sociais, Desertificação.

Luana Fernandes de Melo, Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias (Agroecologia)/UFPB

Bacharel em Agroecologia. Nutricionista. Bolsista CAPES. Mestranda no PPGCAG.

Luana Patrícia Costa Silva, PPGE/CE/UFPB

Doutoranda em Educação, linha de pesquisa Educação Popular. Mestra em Agroecologia, Especialista em Educação para ConvivÊncia com o Semiárido e Licenciada em Ciências Agrárias.

Downloads

Publicado

2018-08-27

Como Citar

Araujo, A. E. de, Melo, L. F. de, & Silva, L. P. C. (2018). JUVENTUDES CAMPONESAS: PROTAGONIZANDO ESPERANÇAS, EMANCIPANDO SUJEITOS/Peasant youth: leading hopes, emancipating subjects/Juventudes campesinas: protagonizando esperanzas, emancipando sujetos. REVISTA NERA, (44), 116–133. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i44.5210

Edição

Seção

Artigo original