MODO DE VIDA E TERRITORIALIDADES DE PESCADORES DA COMUNIDADE CAJUEIRO EM MOSQUEIRO (BELÉM-AMAZÔNIA-BRASIL)MODO DE VIDA E TERRITORIALIDADES DE PESCADORES DA COMUNIDADE CAJUEIRO EM MOSQUEIRO (BELÉM-AMAZÔNIA-BRASIL)/Lifesttyle and territorialities of fishermen of the comumnity Cajueiro in Mosqueiro (Belém-Amazon-Brazil)

Autores

  • Christian Nunes Silva Universidade Federal do Pará
  • Hugo Pinon Sousa Universidade Federal do Pará
  • Thiago Maciel Vilhena Universidade Federal do Pará
  • Joandreson Barra Lima Universidade Federal do Pará
  • João Marcio Palheta Universidade Federal do Pará-UFPA.

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i40.5017

Palavras-chave:

Estratégias de Sobrevivência, Territorialidades, Cajueiro, Mosqueiro, Amazônia.

Resumo

O presente texto pretende realizar um breve diagnóstico e análise, a partir de dados de campo e de levantamentos cartográficos, sobre as atividades de subsistência – realizadas por populações de pescadores amazônidas – apresentando algumas categorias de análise territorial que podem ser trabalhadas no uso dos recursos naturais, levando em consideração os modos de vida dessa população, a abrangência territorial sob influência da pesca e os mecanismos de representação territorial elaborados com o auxílio de técnicas de mapeamentos participativos (SILVA; VERBICARO, 2016). Seguindo esse propósito, ao analisar os moradores do rio Cajueiro – localizado no distrito de Mosqueiro, município de Belém, estado do Pará – que praticam a atividade de pesca, busca-se: construir um debate teórico e técnico acerca das estratégias de sobrevivência desses atores sociais, para identificar as territorialidades do seu respectivo modo de vida ligado diretamente à atividade pesqueira; diagnosticar a forma como são os usos e a distribuição dos recursos naturais utilizados por esses indivíduos; assim como procura-se compreender como estão representadas cartograficamente as atividades utilizadas para subsistência e empreendidas por estes pescadores, quando os recursos em questão encontram-se escassos no território. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Christian Nunes Silva, Universidade Federal do Pará

Doutor em Ecologia Aquática e Pesca na Amazônia. Pós-Doutorando em Desenvolvimento Regional no PPGMDR/UNIFAP. Professor Adjunto II da Universidade Federal do Pará. Bolsista FAPEAP/CAPES.

Hugo Pinon Sousa, Universidade Federal do Pará

Geografo,Mestrando em Geografia PPGEO/UFPA. Bolsista CAPES.Membro do Grupo Acadêmico de Produção do Território e Meio Ambiente na Amazônia (GAPTA)E-mail: 

Thiago Maciel Vilhena, Universidade Federal do Pará

Graduando do curso de Geografia da Universidade Federal do Pará. Bolsista PIBIC/CNPq.

Joandreson Barra Lima, Universidade Federal do Pará

Geógrafo, Mestrando em Geografia.Membro do Grupo Acadêmico de Produção do Território e Meio Ambiente na Amazônia (GAPTA)

João Marcio Palheta, Universidade Federal do Pará-UFPA.

Doutor em Geografia.Docente do Progrma de Pós-graduação em Geografia-PPGEO/UFPA. Professor Associado II da Universidade Federal do Pará. Bolsista produtividade CNPq

Downloads

Publicado

2017-12-18

Como Citar

Silva, C. N., Sousa, H. P., Vilhena, T. M., Lima, J. B., & Palheta, J. M. (2017). MODO DE VIDA E TERRITORIALIDADES DE PESCADORES DA COMUNIDADE CAJUEIRO EM MOSQUEIRO (BELÉM-AMAZÔNIA-BRASIL)MODO DE VIDA E TERRITORIALIDADES DE PESCADORES DA COMUNIDADE CAJUEIRO EM MOSQUEIRO (BELÉM-AMAZÔNIA-BRASIL)/Lifesttyle and territorialities of fishermen of the comumnity Cajueiro in Mosqueiro (Belém-Amazon-Brazil). REVISTA NERA, (40), 246–272. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i40.5017

Edição

Seção

Artigo original