PRODUÇÃO DE SUBSISTÊNCIA E AUTOCONSUMO NO CONTEXTO DE EXPANSÃO DO AGRONEGÓCIO (Subsistence production and self-consumption in the context of agribusiness expansion)

Autores

  • Douglas Cristian Coelho Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Marechal Cândido Rondon, Paraná
  • João Edmilson Fabrini UFGD

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i25.2812

Palavras-chave:

agronegócio, subsistência, camponês, Pato Bragado

Resumo

O processo de expansão do agronegócio promoveu um conjunto de transformações no espaço agrário brasileiro. Se de um lado verificou-se a hegemonização do agronegócio com a expansão de culturas comerciais de exportação, principalmente, de outro, constatou-se a importância da produção de subsistência, mesmo num contexto adverso à sua manutenção. A manutenção da produção de subsistência no campo no contexto da expansão do agronegócio está vinculada ao processo contraditório e desigual das relações capitalistas que ora elimina, ora cria ou recria relações não-capitalistas de produção. Nesse contexto, a produção de subsistência e autoconsumo podem representar uma estratégia de existência dos camponeses, quando foi tomado de exemplo aqueles do município de Pato Bragado, no Oeste do Paraná.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Douglas Cristian Coelho, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Marechal Cândido Rondon, Paraná

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual do Oeste do Parana - UNIOESTE, campus de Marechal Cândido Rondon.

João Edmilson Fabrini, UFGD

Professor da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD, Rodovia Dourados/Itaum KM 12, CEP: 79.804-970 - Dourados/MS - Tel (67) 3410-2268 - fabrini2@hotmail.com

Downloads

Publicado

2014-12-23

Como Citar

Coelho, D. C., & Fabrini, J. E. (2014). PRODUÇÃO DE SUBSISTÊNCIA E AUTOCONSUMO NO CONTEXTO DE EXPANSÃO DO AGRONEGÓCIO (Subsistence production and self-consumption in the context of agribusiness expansion). REVISTA NERA, (25), 71–87. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i25.2812

Edição

Seção

Artigo original