DE “NOVO ELDORADO” A REGIÃO METROPOLITANA: REPRESENTAÇÕES E DISCURSOS NO ESPAÇO LONDRINENSE

Autores

  • Fábio César Alves da Cunha Universidade Estadual de Londrina- UEL

DOI:

https://doi.org/10.33081/formacao.v1i18.828

Resumo

A Região Metropolitana de Londrina foi instituída no fim da década de 1990 dentro de um processo que se iniciou com a constituição de 1988, na qual os estados federados passaram a ter a prerrogativa de instituírem suas próprias Regiões Metropolitanas. O presente artigo procura resgatar algumas representações que foram surgindo na história de Londrina e suas relações com este espaço geográfico, entre elas, a representação Londrina Novo Eldorado, o discurso Londrina Capital Regional e a representação Londrina Metrópole, esta última originada na década de 1970 com o projeto METRONOR. Estas representações e seus respectivos discursos colaboraram com o processo que culminou com a institucionalização da Região Metropolitana de Londrina.

Palavras-chave: Representação, Londrina Novo Eldorado, Londrina Capital Regional, Londrina Metrópole, Região Metropolitana de Londrina.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio César Alves da Cunha, Universidade Estadual de Londrina- UEL

Prof. Adjunto do Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Londrina. Área Geografia Humana/Geografia Urbana.  

Downloads

Publicado

2012-02-29

Como Citar

Cunha, F. C. A. da. (2012). DE “NOVO ELDORADO” A REGIÃO METROPOLITANA: REPRESENTAÇÕES E DISCURSOS NO ESPAÇO LONDRINENSE. Formação (Online), 1(18). https://doi.org/10.33081/formacao.v1i18.828

Edição

Seção

Artigos