CONCEITOS CIENTÍFICOS E ESCOLARES: ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE GRADUANDOS EM GEOGRAFIA

Autores

  • Edimar Eder Batista Secretaria de Estado da Educação do Paraná SEED-PR
  • Rosana Figueiredo Salvi Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.33081/formacao.v25i44.5146

Resumo

O presente artigo insere-se no conjunto de reflexões sobre a formação do professor de Geografia e as questões epistemológicas a ela concernentes. Seu objetivo principal buscou analisar a percepção de graduandos no tocante aos conceitos geográficos aprendidos na universidade e ensinados na educação básica. Pretendeu-se também identificar as noções de preparação da ação docente de professores de Geografia em formação no tocante à construção/apropriação conceitual e reconhecer as percepções dos discentes quanto à presença de temáticas relacionadas ao ensino na disciplina de Epistemologia da Geografia. Metodologicamente, empregaram-se procedimentos da análise de conteúdo de Bardin (2011) no intuito de identificar elementos que possibilitem refletir acerca da questão conceitual em distintos níveis de ensino. Os resultados da pesquisa apontam a percepção de distinções nas características e abordagens dos conceitos, conforme o ambiente institucional formativo, e preocupações pedagógicas e metodológicas em relação ao trabalho docente na escolarização.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edimar Eder Batista, Secretaria de Estado da Educação do Paraná SEED-PR

Possui Graduação (Licenciatura em Geografia) pela Universidade Estadual de Londrina (2003), Graduação (Bacharelado em Geografia) pela Universidade Estadual de Londrina (2006), Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Norte do Paraná (2006) e Mestrado em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (2014). Atualmente é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Londrina. Atua como professor, vinculado ao Quadro Próprio do Magistério da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, SEED- PR, Brasil, desde 2004. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: cidade, campo, linguagem, ensino-aprendizagem e Educação do Campo.

 

Rosana Figueiredo Salvi, Universidade Estadual de Londrina

Possui Graduação em Geografia - Bacaharelado e Licenciatura - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987). Mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1992). Doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é docente do Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Londrina. Na graduação tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Epistemologia da Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Geografia, Ensino de Geografia, Epistemologia, História e Filosofia da Ciência. Na pós-graduação atua nas áreas de Geografia e Educação científica, com ênfase em Epistemologia e História e Filosofia da Ciência, nos níveis de mestrado e doutorado.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução: Luís A. Reto. São Paulo: Edições 70, 2011.

CAVALCANTI, Lana de S. O ensino de geografia na escola. Campinas: Papirus, 2012.

COUTO, Marcos A. C. Pensar por conceitos geográficos. In: CASTELAR, Sônia. (Org.). Educação geográfica: teorias e práticas docentes. São Paulo: Contexto, 2005. p. 79-96.

KIMURA, Shoko. Geografia no ensino básico: questões e propostas. São Paulo: Contexto, 2008.

LIMA Maria E. C. C; AGUIAR Jr, Orlando; CARO, Carmen M. A formação de conceitos científicos: reflexões a partir da produção de livros didáticos. Ciência & Educação. v. 17, n. 14, 2011. p. 855-871.

THIESEN, Juares S. Geografia escolar: dos conceitos essenciais às formas de abordagem no ensino. Geografia Ensino & Pesquisa. v. 15, n. 1, jan./abr. 2011. p. 85-95.

VYGOTSKY, Lev. S. Pensamento e linguagem. Tradução: Jeferson L. Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

Downloads

Publicado

2018-05-22

Como Citar

Batista, E. E., & Salvi, R. F. (2018). CONCEITOS CIENTÍFICOS E ESCOLARES: ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE GRADUANDOS EM GEOGRAFIA. Formação (Online), 25(44). https://doi.org/10.33081/formacao.v25i44.5146

Edição

Seção

Artigos