CONCEITOS CIENTÍFICOS E ESCOLARES: ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE GRADUANDOS EM GEOGRAFIA

Edimar Eder Batista, Rosana Figueiredo Salvi

Resumo


O presente artigo insere-se no conjunto de reflexões sobre a formação do professor de Geografia e as questões epistemológicas a ela concernentes. Seu objetivo principal buscou analisar a percepção de graduandos no tocante aos conceitos geográficos aprendidos na universidade e ensinados na educação básica. Pretendeu-se também identificar as noções de preparação da ação docente de professores de Geografia em formação no tocante à construção/apropriação conceitual e reconhecer as percepções dos discentes quanto à presença de temáticas relacionadas ao ensino na disciplina de Epistemologia da Geografia. Metodologicamente, empregaram-se procedimentos da análise de conteúdo de Bardin (2011) no intuito de identificar elementos que possibilitem refletir acerca da questão conceitual em distintos níveis de ensino. Os resultados da pesquisa apontam a percepção de distinções nas características e abordagens dos conceitos, conforme o ambiente institucional formativo, e preocupações pedagógicas e metodológicas em relação ao trabalho docente na escolarização.   


Texto completo:

PDF

Referências


BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução: Luís A. Reto. São Paulo: Edições 70, 2011.

CAVALCANTI, Lana de S. O ensino de geografia na escola. Campinas: Papirus, 2012.

COUTO, Marcos A. C. Pensar por conceitos geográficos. In: CASTELAR, Sônia. (Org.). Educação geográfica: teorias e práticas docentes. São Paulo: Contexto, 2005. p. 79-96.

KIMURA, Shoko. Geografia no ensino básico: questões e propostas. São Paulo: Contexto, 2008.

LIMA Maria E. C. C; AGUIAR Jr, Orlando; CARO, Carmen M. A formação de conceitos científicos: reflexões a partir da produção de livros didáticos. Ciência & Educação. v. 17, n. 14, 2011. p. 855-871.

THIESEN, Juares S. Geografia escolar: dos conceitos essenciais às formas de abordagem no ensino. Geografia Ensino & Pesquisa. v. 15, n. 1, jan./abr. 2011. p. 85-95.

VYGOTSKY, Lev. S. Pensamento e linguagem. Tradução: Jeferson L. Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 1993.




Revista Formação (Online). ISSN: 2178-7298. E-ISSN: 1517-543X

 

 

INDEXAÇÕES E BASES BIBLIOGRÁFICAS







 

Apoio