TERRITÓRIOS RURAIS E REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA DO CAPITAL NO RIO GRANDE DO NORTE

Autores

  • Celso Donizete Locatel Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Fernanda Laise Silva de Lima UFRN

DOI:

https://doi.org/10.33081/formacao.v1i23.3639

Resumo

O processo de reestruturação produtiva agrícola que vem ocorrendo no campo brasileiro e potiguar, nas últimas décadas, é marcado por um conjunto de processos globais de acumulação, perda da capacidade de decisão local e aumento das assimetrias territoriais, com o aumento da densidade técnica em alguns pontos do território. O presente trabalho tem como objetivo central analisar o processo contraditório de reestruturação da agropecuária do estado do rio Grande do Norte a partir dos anos 1980, marcada por dois vetores claramente definidos e contrapostos, o agronegócio, marcado pela produção moderna da fruticultura irrigada, e a agricultura familiar, marcada por fragilidades e dificuldades em todos os circuitos espaciais de produção nos quais estão envolvidos. No caso do Rio Grande do Norte, verificamos que a fruticultura irrigada e a agricultura de alimentos básicos constituem e podem explicar parte da contradição que permeia esse processo dialético de reestruturação econômica e territorial a partir dos anos 1980. O primeiro envolve agentes e relações, fixos e fluxos, padrões de produção e acumulação, bem como de consumo, bastante verticalizados, mundializados e hegemônico. E o segundo, em contraposição a essa lógica, está pautado no modelo da agricultura familiar, a qual padece historicamente da escassez de recursos, baixa densidade técnica, parco incentivo público, além de dificuldade de inserção comercial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Celso Donizete Locatel, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Geógrafo. Mestre e Doutor em Geografia pela UNESP de Presidente Prudente. Professor do Departamento de Geografia e do PPGe da UFRN e NPGEO da UFS. Orientador de Mestrado e Doutorado.

Fernanda Laise Silva de Lima, UFRN

Geógrafa. Mestre e Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 

Downloads

Publicado

2016-03-17

Como Citar

Locatel, C. D., & Lima, F. L. S. de. (2016). TERRITÓRIOS RURAIS E REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA DO CAPITAL NO RIO GRANDE DO NORTE. Formação (Online), 1(23). https://doi.org/10.33081/formacao.v1i23.3639

Edição

Seção

Artigos