A relação rede-território para compreender a organização socioespacial do transporte coletivo urbano de Barreiras (BA)

Autores

  • Iann Dellano Silva Santos Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.33081/formacao.v2i22.3378

Resumo

Este trabalho objetivou compreender a organização socioespacial da rede de transporte coletivo no território urbano de Barreiras, com base na lógica da circulação das linhas dos ônibus e nas funções dos agentes sociais envolvidos: empresa, prefeitura e usuários. Questionou-se o poder público e empresa a respeito do planejamento de criação das linhas urbanas e o nível de satisfação dos usuários no que se referiu à oferta do serviço de ônibus. Sob o ponto de vista metodológico empírico, a rede foi analisada conforme proposta apresentada por Corrêa (2012), com ênfase em suas dimensões organizacional e espacial e o seu mapeamento explanou os espaços abrangidos pelas linhas, permitindo identificar os lugares de maior hierarquia e de não articulação entre as mesmas. A rede se resultou das estruturas e relações sociais voltadas ao acesso exclusivo à região central da cidade, não promovendo integrações distributivas no interior do território urbano, consequente da sua racionalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iann Dellano Silva Santos, Universidade Federal do Tocantins

Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Tocantins e Mestrando em Geografia pela Universidade Federal do Tocantins.

Downloads

Publicado

2016-01-18

Como Citar

Silva Santos, I. D. (2016). A relação rede-território para compreender a organização socioespacial do transporte coletivo urbano de Barreiras (BA). Formação (Online), 2(22). https://doi.org/10.33081/formacao.v2i22.3378

Edição

Seção

Artigos