LUDICIDADE E CAPOEIRA NA INFÂNCIA

Autores

  • Suellen Alves Costa Curso de Educação Física - Licenciatura da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (Diamantina/MG).
  • Flávia Gonçalves da Silva Departamento de Educação Física da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (Diamantina/MG).
  • Leandro Ribeiro Palhares Departamento de Educação Física da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (Diamantina/MG).

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v29i2.5982

Palavras-chave:

Ludicidade, Capoeira, Desenvolvimento Humano, Aprendizagem.

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo propor estratégias ludo pedagógicas para o ensino da Capoeira visando contribuir para o processo de aprendizagem e desenvolvimento infantil. Entendemos que o processo de desenvolvimento humano se dá a partir das relações sociais que são estabelecidas entre os sujeitos, e também através da atividade que é exercida no meio social. Uma das formas de atividade na infância é o jogo protagonizado para crianças em fase pré-escolar (3 a 6 anos de idade) e com regras, para crianças em fase escolar (7 a 10 anos de idade). Por meio deles, as crianças participam das relações sociais, se apropriam da realidade, interagem e atuam na sociedade, logo, estão se desenvolvendo. Ao longo da infância as crianças apresentam particularidades distintas, que devem ser respeitadas para que se possa alcançar uma aprendizagem mais efetiva e, consequentemente, um melhor desenvolvimento. Os jogos e a Capoeira podem ser conteúdos da Educação Física, portanto, pretendeu-se refletir sobre a contribuição que ambos podem oferecer para o desenvolvimento da criança. Foi feita uma observação participante durante aulas de Capoeira infantil e propusemos atividades de acordo com critérios construídos a partir dos conceitos da Psicologia Histórico-Cultural sobre o desenvolvimento e ludicidade, bem como por alguns dos fundamentos da Capoeira. Consideramos que os professores de Educação Física devem buscar tais conhecimentos para refletirem quanto à importância de criarem suas próprias atividades, pautadas pelas características das crianças e, dessa forma, intervir de maneira mais ativa e intencional na promoção do desenvolvimento dos seus alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suellen Alves Costa, Curso de Educação Física - Licenciatura da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (Diamantina/MG).

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

Flávia Gonçalves da Silva, Departamento de Educação Física da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (Diamantina/MG).

Professora Adjunta do Departamento de Educação Física da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Doutorado e Mestrado em Educação: Psicologia - PUCSP. Graduação em Psicologia pela UNESP/Bauru.

Leandro Ribeiro Palhares, Departamento de Educação Física da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (Diamantina/MG).

Professor Adjunto do Departamento de Educação Física da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Ensino, Extensão e Pesquisa sobre Capoeira. Coordenador do Coletivo Berimbau Ensina. Membro Pesquisador do NELAS - UFVJM/CNPq.

Downloads

Publicado

24-12-2018

Como Citar

COSTA, S. A.; DA SILVA, F. G.; PALHARES, L. R. LUDICIDADE E CAPOEIRA NA INFÂNCIA. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 29, n. 2, 2018. DOI: 10.32930/nuances.v29i2.5982. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/5982. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - FLUXO CONTÍNUO