AVALIAÇÃO DA QUALIDADE EM CRECHE: O BEM-ESTAR E O ENVOLVIMENTO DA CRIANÇA COMO PROCESSOS CENTRAIS

Sara Barros Araújo

Resumo


A qualidade da educação em creche tem vindo a ser associada a efeitos positivos na aprendizagem, desenvolvimento e bem-estar da criança. Neste artigo, apresenta-se uma proposta de avaliação dessa qualidade em que o bem-estar e envolvimento da criança são reconhecidos como processos catalisadores, ao serviço da formação e investigação. O estudo centra-se na formação de profissionais orientada para a melhoria das práticas, com base na experimentação refletida de referenciais pedagógicos específicos para a creche. Os resultados revelam efeitos positivos do processo formativo na observação e interpretação das experiências das crianças e na monitorização das práticas, bem como um aumento dos níveis de bem-estar e envolvimento das crianças. Estas evidências são relevantes considerando a necessidade de quadros de referência pedagógicos que apoiem de forma consistente e fundamentada a avaliação e melhoria da qualidade em contextos de atendimento à primeira infância.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v25i3.3143


Palavras-chave


Avaliação da qualidade; creche; bem-estar e envolvimento da criança; formação profissional

Texto completo:

ARTIGO


DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v25i3.3143


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

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