TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SEGUNDO OS PRESSUPOSTOS DA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA

Marcio Bennemann, Norma Suely Gomes Allevato

Resumo


Esta pesquisa aborda a formação continuada de professores que ensinam Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, tendo como objetivo analisar as compreensões manifestadas pelos professores, a respeito da Educação Matemática Crítica ao desenvolverem atividades matemáticas empregando as Tecnologias de Informação e Comunicação. Por meio da metodologia qualitativa, os dados foram obtidos a partir das interações dos participantes em encontros de formação continuada, nos quais foram desenvolvidas atividades matemáticas utilizando planilha de cálculo e o software GeoGebra. Segundo as compreensões dos participantes, as Tecnologias da Informação e Comunicação contribuíram com a Educação Matemática Crítica criando novas possibilidades de ensino através do favorecimento das investigações e dos benefícios das múltiplas representações.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v25i2.2841


Palavras-chave


Tecnologias da Informação e Comunicação; Educação Matemática Crítica; Educação Matemática

Texto completo:

ARTIGO


DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v25i2.2841


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

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