UMA ANÁLISE SOBRE ESTUDOS QUE RELACIONAM A LITERATURA INFANTIL E A MORALIDADE NA PERSPECTIVA CONSTRUTIVISTA PIAGETIANA

Adriana de Melo Ramos, Soraia Souza Campos, Lisandra Cristina Gonçalves de Freitas

Resumo


O presente trabalho é um ensaio teórico, que teve como finalidade analisar as contribuições pedagógicas de pesquisas que relacionam a Literatura Infantil e os estudos sobre a moralidade na perspectiva construtivista piagetiana. O objetivo foi o de identificar e discutir quais as possíveis relações estabelecidas, nos trabalhos pesquisados, entre Literatura Infantil e desenvolvimento moral. Foram analisados quatro artigos científicos que abordam a temática, selecionados a partir dos títulos, linha teórica e palavras-chave. Utilizou-se a análise qualitativa dos dados. Em cada artigo selecionado, procedeu-se a discussão da abordagem teórica, a descrição dos procedimentos metodológicos e das propostas de intervenções pedagógicas (quando presentes). Esta pesquisa pretendeu contribuir para a discussão sobre a importância do uso de textos da Literatura Infantil para o desenvolvimento da moralidade e a constatação da escassez de trabalhos nesta linha de pesquisa.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v23i24.1895


Palavras-chave


Desenvolvimento moral; ética; Literatura Infantil; afetividade; educação moral

Texto completo:

ARTIGO


DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v23i24.1895


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

Retornar ao portal de revistas
Menor Menor Médio Médio Maior Maior
Facebook Facebook Revista Nuances
Email nuances.fct@gmail.com