Consequências socioambientais após descontinuação do Programa Bolsa Verde em assentamentos rurais no município de Inácio Martins (Paraná) / Social and environmental consequences after the Green Grant Program discontinuation in rural settlements in the municipality of Inácio Martins (Paraná) / Consecuencias sociales y ambientales tras la descontinuación del Programa Bolsa Verde en asentamientos rurales del municipio de Inácio Martins (Paraná)
DOI:
https://doi.org/10.47946/rnera.v27i3.9868Palabras clave:
Políticas Públicas Ambientais, Assentamentos de Reforma Agrária, Conversão territorial, Pobreza RuralResumen
O programa de pagamentos por serviços ambientais Bolsa Verde (PBV) buscou incentivar a conservação dos ecossistemas, fomentando a cidadania e melhores condições de vida por meio da elevação da renda das populações mais vulneráveis economicamente, como assentamentos rurais. Apesar dos benefícios e elogios ao programa, ele vigorou até dezembro de 2017 e foi suspenso pelo governo Michel Temer. Dessa forma, este trabalho buscou saber quais são consequências socioecológicas resultantes da interrupção do Programa Bolsa Verde em assentamentos rurais no Município Inácio Martins - Paraná. Metodologicamente, este estudo tem uma abordagem qualitativa com triangulação de três constructos, análise da paisagem, análise histórica e análise tecno-econômica. A análise histórica demostra que o comportamento humano é intensamente habituado a seguir ações adotadas pela comunidade. A análise socioeconômica foi determinante para entender que a obtenção de renda fácil, em volumes muito superiores aos pagos pelo programa Bolsa verde, foi o ponto decisivo pela escolha da conversão das terras. A análise de paisagem demostrou que, com a inclusão do PBV em 2011, as matas iniciaram seu processo de regeneração. Entretanto, com sua descontinuidade, a aceleração do desmatamento voltou a ser percebida.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 REVISTA NERA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.