TERRITÓRIO E MEMÓRIAS DO TRABALHO: A PRODUÇÃO AGRÍCOLA NAS MARGENS DO RIO DE CONTAS NO DISTRITO DE SUÇUARANA - TANHAÇÚ - BAHIA / Territory and memories of work: an agricultural production in margins of the Rio de Contas in the Suçuarana district - Tanhaçú - Bahia / Territorio y memorias de trabajo: producción agrícola en los ríos de Río de Contas en el distrito de Suçuarana - Tanhaçú - Bahia
DOI:
https://doi.org/10.47946/rnera.v0i56.7968Palabras clave:
Território, memória, trabalho, produção agrícola.Resumen
Este artigo analisa as configurações territoriais das memórias do trabalho na produção agrícola das margens do Rio de Contas, no trecho do distrito de Suçuarana, Tanhaçú – Bahia, nas duas últimas décadas. Para tanto, entende o território, a memória e o trabalho como uma unidade dialética contraditória que se vincula ao processo geral da acumulação capitalista. Nesta perspectiva teórica, utilizou-se das contribuições de Harvey (2006), Smith (1988), Oliveira (1997-99), Marx (1985), Hobsbawm (2014), Pollak (1989), Carvalho (2013) Coca (2013), dentre outros. A análise dos dados e das narrativas dos trabalhadores e trabalhadoras evidenciam as transformações ocorridas, simultaneamente, na produção, na distribuição, na circulação e no consumo dos mais diferentes tipos de cultivos e nas configurações territoriais. Ademais, desnudam as contradições e as disputas de classe e poder travadas entre agricultores familiares camponeses, atravessadores, consumidores, Sindicato e o Estado.
Como citar este artigo:
ALMEIDA, Miriam Cléa; MENEZES, Sônia de Souza Mendonça. Território e memórias do trabalho: a produção agrícola nas margens do rio de Contas no Distrito de Suçuarana – Tanhaçú – Bahia. Revista NERA, v. 24, n. 56, p. 51-71, jan.-abr., 2021.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.