CONEXÕES ENTRE ASSISTÊNCIA TÉCNICA, EXTENSÃO RURAL E AGRICULTURA FAMILIAR / Connections between technical assistance, rural extension and family agriculture / Conexiones entre asistencia técnica, extensión rural y agricultura familiar
DOI:
https://doi.org/10.47946/rnera.v0i62.7865Palabras clave:
Assistência técnica, Sociologia e Extensão rural, Agricultura familiar.Resumen
Resumo:
O estudo apresentado tem por objetivo caracterizar as propriedades rurais da agricultura familiar, além de constatar e discutir suas visões e perspectivas em relação aos serviços de assistência técnica e extensão rural (ATER). Os dados foram coletados em três municípios do Oeste catarinense junto a 268 agricultores familiares, contemplando atividades produtivas, caracterização de área, de formação familiar, objetivos e expectativas, transversalizando estes dados com os serviços de ATER disponíveis, e idealizados segundo suas necessidades. O estudo discute ainda algumas possibilidades apontadas pelos entrevistados e suas interfaces com a realidade regional. Constatou a diversificação das atividades produtivas na agricultura familiar, entremeada pela pouca mão de obra disponível nas famílias, pelo envelhecimento dos residentes e pela importância da produção animal na sustentação das propriedades. Registrou ainda a diversidade de agentes de ATER, a aparente insatisfação do agricultor com estes serviços e a construção da autorresponsabilidade na busca do formato ideal de assistência e extensão, que proporcione ao agricultor continuidade, confiança, eficiência e que esteja alicerçada a realidade local, para que possa exercer a atividade agrícola, com liberdade em suas escolhas.
Como citar este artigo:
HENNERICH, Juçara Elza; FARIÑA, Luciana Oliveira; PLEIN, Clério. Conexões entre assistência técnica, extensão rural e agricultura familiar. Revista NERA, v. 25, n. 62, p.135-157, jan.-abr., 2022.
Descargas
Descargas
Publicado
Versiones
- 2022-11-23 (2)
- 2022-01-19 (1)
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.