CONEXÕES ENTRE ASSISTÊNCIA TÉCNICA, EXTENSÃO RURAL E AGRICULTURA FAMILIAR / Connections between technical assistance, rural extension and family agriculture / Conexiones entre asistencia técnica, extensión rural y agricultura familiar
DOI:
https://doi.org/10.47946/rnera.v0i62.7865Palabras clave:
Assistência técnica, Sociologia e Extensão rural, Agricultura familiar.Resumen
Resumo:
O estudo apresentado tem por objetivo caracterizar as propriedades rurais da agricultura familiar, além de constatar e discutir suas visões e perspectivas em relação aos serviços de assistência técnica e extensão rural (ATER). Os dados foram coletados em três municípios do Oeste catarinense junto a 268 agricultores familiares, contemplando atividades produtivas, caracterização de área, de formação familiar, objetivos e expectativas, transversalizando estes dados com os serviços de ATER disponíveis, e idealizados segundo suas necessidades. O estudo discute ainda algumas possibilidades apontadas pelos entrevistados e suas interfaces com a realidade regional. Constatou a diversificação das atividades produtivas na agricultura familiar, entremeada pela pouca mão de obra disponível nas famílias, pelo envelhecimento dos residentes e pela importância da produção animal na sustentação das propriedades. Registrou ainda a diversidade de agentes de ATER, a aparente insatisfação do agricultor com estes serviços e a construção da autorresponsabilidade na busca do formato ideal de assistência e extensão, que proporcione ao agricultor continuidade, confiança, eficiência e que esteja alicerçada a realidade local, para que possa exercer a atividade agrícola, com liberdade em suas escolhas.
Como citar este artigo:
HENNERICH, Juçara Elza; FARIÑA, Luciana Oliveira; PLEIN, Clério. Conexões entre assistência técnica, extensão rural e agricultura familiar. Revista NERA, v. 25, n. 62, p.135-157, jan.-abr., 2022.
Descargas
Descargas
Publicado
Versiones
- 2022-11-23 (2)
- 2022-01-19 (1)
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 REVISTA NERA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.