DA EDUCAÇÃO DO CAMPO À EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: CONCEPÇÕES E EXPERIÊNCIAS DE ENSINAR E APRENDER NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE GOIÁS-2019/ From education in the field to geographic education: conceptions and experiences of teaching and learning in the family farm school of Goiás-2019/ De la educación rural a la educación geográfica: concepciones y experiencias de enseñar y aprender en la escuela familia agrícola de Goiás-2019

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i53.7050

Palabras clave:

Educação do campo, educação geográfica, formação de professores

Resumen

Este artigo se propõe analisar os resultados do projeto de extensão: Geografia científica, Geografia escolar: os desafios da transposição didática. Para tanto, foram utilizadas pesquisa bibliográfica, pesquisa participante e pesquisa de campo. São poucos os laboratórios que discutem educação do campo nos cursos de formação de professores de Geografia na Universidade Estadual de Goiás-GO. Os estudantes participantes do projeto apreenderam entendimentos de educação do campo e de educação geográfica. O processo de inter-relação teoria/prática desenvolvido pelo projeto contribuiu para formação de professores críticos e reflexivos, com observação de princípios, de saberes docentes, do conhecimento pedagógico geográfico, tendo em vista a execução de práticas de ensino de Geografia imbricadas à educação do campo. Os discentes da escola, com base no seu nível cognitivo, construíram instrumentos para o raciocínio geográfico crítico. A extensão concomitante à pesquisa corrobora com a formação de professores de Geografia capazes de construir o raciocínio geográfico crítico.

 

Como citar este artigo:

SILVA, Edson Batista. Da educação do campo à educação geográfica: concepções e experiências de ensinar e aprender na escola família agrícola de Goiás-2019. Revista NERA, v. 23, n. 53, p. 335-360, mai.-ago., 2020.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Edson Batista Silva, Universidade Estadual de Goiás

Possui graduação em Licentura Plena em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás (2005), Especialização em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Goiás (2009), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2014) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2018). Também é membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Geografia Agrária e Dinâmicas Territoriais (NEPAT) da Universidade Federal de Goiás-Instituto de Estudos socioambientais, do Núcleo de Educação do campo e agroecologia-GAWATÁ e do Grupo de Pesquisas em Espaço Rural-GEPER da Universidade Federal de Goiás, UEG. Atualmente é professor em regime estatutário da Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Cora Coralina e Formosa, tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: Territórios em Disputa, Educação do Campo, Educação Ambiental, Agroecologia e Ensino de geografia.

Publicado

2020-04-13

Cómo citar

Silva, E. B. (2020). DA EDUCAÇÃO DO CAMPO À EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: CONCEPÇÕES E EXPERIÊNCIAS DE ENSINAR E APRENDER NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE GOIÁS-2019/ From education in the field to geographic education: conceptions and experiences of teaching and learning in the family farm school of Goiás-2019/ De la educación rural a la educación geográfica: concepciones y experiencias de enseñar y aprender en la escuela familia agrícola de Goiás-2019. REVISTA NERA, (53), 335–360. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i53.7050

Número

Sección

ARTÍCULOS