O GEOPARQUE BODOQUENA-PANTANAL(MS) REIFICAÇÃO DA NATUREZA OU PROPOSTA DE PRESERVAÇÃO AMBIENTALISTA?/ The Geopark Bodoquena-Wetland (MS) Reification case of nature or a proposal for environmental preservation?/ El Geoparque Bodoquena-Pantanal (MS) ¿Reificación de la naturaleza o propuesta de preservación ambientalista?
DOI:
https://doi.org/10.47946/rnera.v0i50.5903Palabras clave:
Parques, SNUC, Geoparques, Natureza reificada, Políticas públicas preservacionistas.Resumen
o Estado de Mato Grosso do Sul, além de contar com algumas unidades de conservação em nível federal, estadual e municipal, recentemente, lançou as bases legais e fáticas para a criação de uma nova modalidade, alheia ao SNUC, baseada na ideia de apropriação privada da natureza e, ao mesmo tempo, na visão idílica-parquística norte-americana. Neste trabalho se procurará problematizar se a criação do geoparque bodoquena-pantanal se apresenta como mais uma proposta de reificação da natureza e de sua apropriação privada pelo capital, travestida de proteção socioambiental, ou, se se trata, efetivamente, de uma ação ambientalista. Para tanto utiliza-se do método dedutivo, a partir de pesquisa a documentos estaduais, bem como, em atos normativo-legais que sirvam à identificação dos motivos e fundamentação da criação dessa nova figura ambiental-legal.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.