A MOBILIDADE COTIDIANA CAMPO-CIDADE NAS SOCIEDADES RURAIS EM CAJURI E COIMBRA/MG/The daily mobility field-city in rural societies in Cajuri and Coimbra/MG
DOI:
https://doi.org/10.47946/rnera.v0i49.5863Palabras clave:
Mobilidade Cotidiana, campo-cidade, Modo de VidaResumen
Analisar o cotidiano das pessoas que vivem no campo a partir dos deslocamentos contribui para compreender como se estrutura o modo de vida dos rurais em meio às transformações no contexto de urbanização das sociedades rurais. O objetivo deste artigo é analisar as características do deslocamento de habitantes do campo em direção a cidade e apontar alguns elementos de como este processo influencia em seus modos de vida. A pesquisa teve caráter cross-sectional, com a aplicação de 94 questionários nos municípios de Cajuri e Coimbra/MG. Os resultados revelam que estes deslocamentos se distinguem daqueles retratados nos estudos de pendularidade urbana atrelada à demandas relacionadas ao trabalho e ao estudo. A mobilidade estava majoritariamente relacionada às demandas por bens e serviços dentro do próprio município de origem, sendo que os deslocamentos não cotidianos se direcionavam para fora do município de origem. O estudo apontou, ainda, que os padrões de deslocamento são diferentes considerando-se o gênero, faixa etária. E a mobilidade cotidiana constitui nos pequenos municípios como um mecanismo importante para as trocas materiais e culturais dos rurais com os citadinos.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.