EDUCAÇÃO DO CAMPO COMO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO E DE VIDA PARA O CAMPO/Rural Education Education as a project of development and of life for the countryside

Autores/as

  • Eloísa Aparecida Cerino Rosa Lima UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
  • Silvia Aparecida de Sousa Fernandes Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília https://orcid.org/0000-0003-0679-3905

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v21i45.5841

Palabras clave:

Educação, Educação do Campo, movimentos sociais

Resumen

A Educação do Campo está diretamente ligada a disputa de projetos para o campo e vincula-se à luta pela reforma agrária e aos movimentos sociais, contribuindo diretamente para a construção de um projeto educativo que prioriza e respeita o ser humano em suas diferentes culturas, que o respeita enquanto classe trabalhadora protagonista das transformações necessárias a uma vida plena. Esse artigo tem como objetivo analisar a proposta de Educação do Campo, projeto de Educação e de sociedade ainda em construção, que se contrapõe ao modelo de desenvolvimento capitalista para o campo expresso no modelo agronegócio -exportador. Toma-se como referência pesquisa documental e bibliográfica realizada e a análise da experiência de uma escola do campo no Assentamento Roseli Nunes, no estado do Mato Grosso.


[1] Este artigo é resultado de pesquisa dissertativa, contou com financiamento CAPES.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Eloísa Aparecida Cerino Rosa Lima, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

Licenciada em Educação do Campo pela Universidade de Brasília, Mestre em Desenvolvimento Territorial pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" e doutoranda em Educação pela Universidade de Brasília.

Silvia Aparecida de Sousa Fernandes, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília


Docente no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe, IPPRI/UNESP e na Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC/UNESP, Marília).Doutora em Sociologia (UNESP/FCLAR, Araraquara), mestre e graduada em Geografia (UNESP/FCT, Presidente Prudente).

Publicado

2018-12-21

Cómo citar

Cerino Rosa Lima, E. A., & Fernandes, S. A. de S. (2018). EDUCAÇÃO DO CAMPO COMO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO E DE VIDA PARA O CAMPO/Rural Education Education as a project of development and of life for the countryside. REVISTA NERA, 21(45), 50–71. https://doi.org/10.47946/rnera.v21i45.5841