A RELAÇÃO CAMPO-CIDADE NO ENSINO DE GEOGRAFIA: ESTUDO DO CURRÍCULO DE GEOGRAFIA DO ESTADO DE SÃO PAULO/The countryside-city relationship in teaching geography: geography curriculum study of the state of São Paulo/La relación campo-ciudad en la enseñanza de Geografía: estudio del Currículo de Geografía del estado de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.47946/rnera.v0i44.5342Palabras clave:
Currículo, relação Campo-Cidade, questão agrária, campesinatoResumen
Este artigo é resultado de dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação (Mestrado) em Geografia da UFMS, campus de Três Lagoas. O objetivo principal foi a análise das dimensões campo-cidade no Currículo Oficial para a disciplina de Geografia, do Estado de São Paulo. Nos estudos da questão agrária, têm-se leituras constituídas a partir de diferentes paradigmas: o Paradigma do Capitalista Agrário (PCA) e o Paradigma da Questão Agrária (PQA). Este trabalho alinha-se à concepção teórica baseada no segundo paradigma e sua vertente campesinista, defendendo-se a ideia de que a questão agrária e a disputa pelo território expressam-se, também, no ambiente escolar, apontando as críticas à difusão da ideologia capitalista por meio da agricultura moderna, alinhavada, no Currículo escolar, ao Paradigma do Capitalismo Agrário. Para tanto, seguindo estas orientações teórico-metodológicas, analisou-se o material didático e o currículo de Geografia para as escolas estaduais paulista.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.